A startup chinesa da Electric Cars XPeng mantém o impulso das vendas contra seus rivais, mesmo quando a BYD expande seu domínio de mercado em meio a uma feroz guerra de preços na China.
A empresa anunciou na terça -feira (1) que entregou 34.611 carros em junho, marcando o oitavo mês consecutivo com mais de 30.000 carros entregues.
As ações aumentaram mais de 2% nas negociações em Nova York. O XPeng não especificou qual parte das entregas era de seus carros com assistência avançada ao motorista ou seu preço mais baixo, Mona.
A guerra de preços dos carros elétricos na China só se intensificou nas últimas semanas, atraindo críticas do governo por “involução” ou concorrência excessiva e não produtiva. O presidente chinês Xi Jinping também liderou uma reunião de um comitê financeiro e econômico de alto nível que solicitou mais governança sobre a “concorrência desordenada de preços baixos”, de acordo com uma tradução da CNBC da mídia estatal chinesa.
Resultados mistos para concorrentes
Os concorrentes do XPENG listados nos EUA, que visam um segmento mais premium no mercado automotivo chinês, tiveram um impulso de vendas mais modesto.
Zeekr, apoiado pela Geely, registrou 16.702 entregas de carros em junho, uma queda de 11,7% em relação ao mês anterior e 16,9% em relação ao ano anterior.
A NIO registrou 24.925 entregas de carros em junho, um pequeno aumento em comparação com maio, graças ao crescimento de sua marca premium “NIO” e às marcas mais baixas do ONVO e Firefly.
A LI Auto relatou 36.279 entregas de veículos em junho, uma queda de 11,2% em relação a maio, mas seu total de entregas no segundo trimestre atingiu 111.074 unidades, superando a empresa reduzida de 108.000 carros. Na sexta -feira, a empresa cortou suas entregas no segundo trimestre em mais de 15.000 carros, atribuindo a queda a uma atualização ao seu sistema de vendas.
“Com base em nossas verificações e análises de canal, entendemos que a LI Auto começou a proibir descontos extras de vendedores que compartilham sua comissão com os clientes em sua rede de vendas desde o início de junho de 2025”, disseram analistas da Nomura em um relatório no domingo. Eles consideraram os movimentos da montadora como um esforço para limitar a concorrência entre seus vendedores, concentrando -se em melhorar os serviços e o reconhecimento da marca.
A maioria dos modelos de automóveis LI são SUVs que vêm com um tanque de combustível, que estende o driving range do carro e aborda uma das maiores preocupações dos consumidores sobre veículos elétricos. As entregas mensais da LI Auto superaram 50.000 no final do ano passado.
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Tesla sob pressão
A Xiaomi, listada em Hong Kong, registrou entregas de mais de 25.000 carros elétricos em junho, uma ligeira queda do mês anterior.
Menos de um dia depois de anunciar que seu novo SUV YU7 seria de 10.000 yuans (aproximadamente US $ 6.800) mais barato que o Modelo Y de Tesla, a fabricante chinesa de smartphones disse que seu carro recebeu mais de 240.000 ordens confirmadas. A Xiaomi afirmou que o YU7 ofereceu maior autonomia de direção do que o Modelo Y, mas reconheceu que o sistema de assistência ao motorista da Tesla era mais avançado.
Agora, as entregas do SUV YU7 estão programadas para levar mais de meio ano, se não muito mais, de acordo com o portal de pedidos on -line da Xiaomi. A empresa disse inicialmente que as entregas levariam de uma a cinco semanas.
“Acreditamos que uma parte significativa dos novos pedidos pode vir do Money Changer, refletindo expectativas de popularidade extrema para o novo modelo”, disse Junheng Li, CEO e chefe de pesquisa da JL Warren Capital, em uma nota na quarta -feira (2).
“Estimamos que as vendas da Tesla no segundo trimestre na China são de aproximadamente 128.000 unidades, uma queda de 12% no ano -para um ano, pressionado pela intensificação da competição com novos modelos de marcas chinesas”, disse Li.
A Tesla aumentou seu preço na China para o Modelo 3 de longo alcance com tração de rodas cheias em 10.000 yuans, de acordo com seu site na terça-feira (1).
Até maio, a Tesla era a quinta maior montadora de participação de mercado no novo segmento de veículos energéticos da China, que inclui apenas carros de direção e híbridos. Os dados da Associação de Carros de Passageiros Chineses mostraram que as vendas de varejo da Tesla no país nos primeiros cinco meses do ano caíram um pouco para pouco mais de 200.000 veículos. Os números de junho não estavam disponíveis até a manhã de quarta -feira (2), horário local.
Leapmotor, que fez parceria com a Stellantis, proprietária da Chrysler e Jeep, ao mercado no exterior, também manteve um crescimento constante em junho com entregas recorde de 48.006 carros no mês. A Huawei Technology, que é o sistema de entretenimento e assistência ao motorista do carro, informou 44.685 entregas de carros no mês passado.
Competindo contra um gigante
Byd continuou a ser o gigante do mercado, com as vendas de carros aumentando em junho para 377.628 veículos, mais da metade dos quais foram movidos apenas carros. O restante eram carros elétricos híbridos plug-in.
Isso trouxe as vendas de carros de passageiros da BYD para a primeira metade do ano para 2,1 milhões de veículos.
Por outro lado, Leapmotor e Li registraram automaticamente cada entregas de mais de 200.000 carros no primeiro semestre do ano, enquanto o XPeng estava um pouco abaixo da Marco com 197.189 entregas de veículos.
As entregas da Xiaomi para a primeira metade do ano excederam 150.000 carros, de acordo com os cálculos da CNBC disponíveis.
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