A gigante da tecnologia chinesa Baidu reforçou sua principal plataforma de pesquisa com inteligência artificial, na maior reformulação do produto em 10 anos.
Analistas disseram CNBC Que a mudança foi uma tentativa de ficar à frente de rivais em rápido crescimento, como Deepseek, em vez de empresas de pesquisa tradicionais.
“Houve um pouco de pressão sobre a indústria de busca, mas o foco em IA e Ernie Bot é um avanço essencial”, Dan Ives, chefe global de pesquisa em tecnologia da Wedbush Securities, para CNBC por e -mail. Ernie Bot é a AI Chatbot do Baidu.
“O Baidu não está esperando a tinta secar, está avançando em pleno andamento com a IA”, acrescentou.
Leia mais
Aos 20 anos, o Reddit defende seus dados e combate a inteligência artificial com… IA
Da IA à realidade estendida: confira as principais inovações anunciadas no Google I/O 2025
Revisão do Baidu AI
O Baidu é o maior mecanismo de pesquisa da China, mas – como também está sendo observado pelo Google – o mercado de pesquisa está passando por um intervalo.
Os usuários estão migrando para serviços de IA, como ChatGPT ou Deepseek, que chocou o mundo este ano com seu modelo avançado, que, segundo ele, foi criado por uma fração do custo dos concorrentes.
Mas Kai Wang, estrategista do mercado asiático de Morningstar, também observou que plataformas de vídeo curtas como Douyin e Kualou também estão entrando no mercado de busca de IA e crescendo pressão sobre o Baidu.
Para combater isso, o Baidu fez algumas mudanças importantes em seu principal produto de pesquisa:
- Agora, os usuários podem inserir mais de 1.000 caracteres na caixa de pesquisa em vez de 28 anteriormente;
- As perguntas podem ser feitas de maneira mais direta e coloquial, espelhando a maneira como as pessoas agora usam chatbots;
- Os usuários podem fazer perguntas de voz, mas também podem ativar o mecanismo de pesquisa com imagens e arquivos;
- O Baidu ingressou em seus recursos de chatbot com a IA, que permitem aos usuários gerar fotos, textos e vídeos para o produto.
“Isso está mais alinhado com a maneira como as pessoas usam ChatGPT e Deepseek em termos de como buscam respostas”, disse Wang.
Fora da China, o Google também procura melhorar seu principal produto de pesquisa de IA, destacando como a pesquisa foi pressionada pela crescente tecnologia.
Baidu na ofensiva
O Baidu foi um dos pioneiros da China na IA, lançando seus primeiros modelos e o produto Ernie Chatgpt -estilo para o público em 2023. Desde então, foi lançado agressivamente modelos de IA atualizados.
No entanto, a empresa baseada em Pequim também enfrentou intensa concorrência de outros gigantes da tecnologia, como Alibaba e Tencent, além de startups como Deepsek.
Essas empresas também lançam novos modelos e incorporam a IA em seus produtos, e as ações do Baidu estão para trás como resultado. As ações da Baidu aumentaram cerca de 2,5% este ano, em comparação com um aumento de 30,5% no Alibaba e um aumento de 20% na tencent.
“Este é um movimento defensivo e ofensivo … o Baidu precisa ser agressivo e, em termos de percepção, mostra que não é o irmão mais novo de Tencent em termos de IA”, acrescentou Ives of Wedbush Securities.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.