A Petrobras anunciou hoje (17) um pacote de investimentos sociais e ambientais acima de R $ 226 milhões, coincidindo com as celebrações do primeiro aniversário do Complexo de Energia de Boaventura em Itaboraí, na região metropolitana do Rio.
O centro industrial é composto pela maior unidade de processamento de gás natural do país e receberá gás pré-sal da bacia de Santos.
A Companhia formalizou parcerias com quatro projetos através do Programa Socioambiental Petrobras: Jovens Comunicadores, implementados pela BEMTV; Escola de Patrimônio Intangível, sob a responsabilidade da Associação do Instituto Florestal; Cidadão da primeira infância, desenvolvido por Avante – Educação e Mobilização Social; e Rafauna+, realizado pela Instituição Refauna.
Atualmente, mais de 25.000 pessoas se beneficiam diretamente por projetos apoiados pela Petrobras na região.
Leia também:
A Petrobras adquire a participação em um bloco exploratório na África, São Tomé e Principe
A Petrobras excede 50 milhões de metros cúbicos no processamento de gás natural
A Petrobras paga a primeira parte da compensação aos acionistas referentes ao 1º trimestre de 2025
A Petrobras manteve 11 projetos ambientais em andamento, com contribuições de R $ 25,5 milhões até 2028 para ações exclusivas em Itaboraí, São Gonçalo, Maricá, Magé e Macacu Cachots, atingindo R $ 71 milhões em 2029 para projetos que atuam nesta região, mas não exclusivamente.
Na área social, existem 12 projetos em execução, com investimentos de R $ 4,5 milhões até 2026 em ações exclusivas em Itaboraí, Maricá e São Gonçalo, atingindo R $ 125,8 milhões até 2029 para iniciativas que atuam nesta região, mas não exclusivamente.
A empresa estatal também fez a doação de notebooks para 30 organizações comunitárias do leste de Fluminense que atendiam aos critérios de chamada pública para doação. A ação, que beneficiou mais de 18.000 pessoas desde 2021, tem contemplando cerca de 5.000 notebooks para instituições sem fins lucrativos que participam de comitês comunitários da Petrobras e escolas públicas municipais em oito estados.
Bonaventure Complex
Além do oleoduto, implementado para o fluxo de gás natural e a planta de processamento de gás natural, a Petrobras está trabalhando em projetos no complexo, incluindo duas usinas termoelétricas a gás para participar dos leilões do setor elétrico e de refino para produção de combustível e lubrificante.
O início das operações comerciais está programado para o primeiro semestre de outubro. O complexo possui mais de 600 profissionais, entre próprios e terceirizados, diretamente envolvidos na operação, manutenção de equipamentos e suporte operacional das usinas de processamento de gás e utilidade.
O conjunto de unidades complexas terá uma capacidade aproximada de produzir 12.000 barris por dia (DBP) de óleos lubrificantes do grupo II, 75 mil bpd de diesel S-10 e 20 mil bpd de querosene da aviação (QAV-1). A planta operará em sinergia com a refinaria Duque de Caxias (Reduc).
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings