O aviso de chamada pública para a seleção de gerente e estruturação de fundos de investimento (FIP), na modalidade de capital de risco corporativo (CVC), foi lançado na quarta -feira (4) pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDEs), Petrobras e o financiador de estudos e projetos (FINEP).
Destinado ao negócio de transição e descarbonização energética, o fundo pretende investir em participações minoritárias em startups e empresas micro, pequenas e médias, baseadas em tecnologia que possuem soluções inovadoras nas áreas de energia renovável e de baixo carbono no Brasil.
Os investimentos serão destinados a geração de energia renovável, armazenamento e eletromobilidade de energia, combustíveis sustentáveis, captura de carbono, uso e armazenamento e descarbonização das operações.
O investimento ocorrerá no Brasil. As startups de destino devem ter pelo menos soluções validadas e receitas recorrentes (da semente à série B).
Leia também:
A Vale lança o primeiro relatório de sustentabilidade de acordo com os padrões IFRS
O BNDES libera R $ 131 milhões para o projeto de biometano; Verificar
Investimento
A Petrobras espera investir até R $ 250 milhões, limitada a 49% do Fundo, entre os US $ 125 milhões, limitados a 25% do fundo, e Finep, com fundos do Fundo Nacional para Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), R $ 60 milhões.
Além dos detentores de cotas da Anchor, o fundo tem o potencial de receber contribuições de outros investidores e pode atingir um investimento total de até R $ 500 milhões. O gerente de fundos selecionado através do aviso terá independência para decisões de investimento, bem como a autoridade para agir em nome do fundo. Espera -se que o processo de seleção seja concluído em outubro e as operações começaram na primeira metade de 2026. O prazo total do FIP será de até 12 anos.
A iniciativa é uma das ações do Acordo de Cooperação Técnica, assinada em junho de 2023, para formar a Comissão Mista de Bndes-Petrobras, focada em áreas de petróleo e gás, com surtos em pesquisa científica, transição energética e desarbonização e desenvolvimento e governança produtiva.
De acordo com o presidente da BNDES, Aloizio Mercadante, o novo fundo é convergente com a estratégia do sistema BNDES e a missão de Nova Indústria Brasil, que busca aumentar a bioeconomia, a descarbonização e a transição e a segurança energética para garantir recursos para gerações futuras.
Investir em transição climática através da inovação está investindo no futuro. É a chave para aumentar uma economia sustentável e resiliente diante dos desafios globais ”, afirmou.
O presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse que, através do programa CVC, será possível promover idéias e modelos inovadores de negócios, aproximando os Petrobras do ecossistema de inovação e reforçando nossa liderança na transição de energia justa.
“Tendo parceiros experientes nessa construção, como BNDEs e Finep, traz mais solidez a essa ação”, disse Magda.
Para o diretor financeiro de Finep, Marcio Stefanni, de Nova Indústria Brasil, recebeu outro salto ao integrar a política de aumentar o protagonismo da indústria na composição do PIB nacional.
“Estamos seguros de que seja a melhor maneira, o setor produtivo não tem fundos desse tipo e o desenvolvimento do desenvolvimento vem para resolver uma demanda do mercado”, disse ele.
O novo módulo promove uma série de iniciativas para intensificar a integração com o ecossistema de inovação, especialmente instituições de ciência e tecnologia, universidades, startups, empresas de diferentes setores e pesquisadores empresariais.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings