Início » COP30: entre ritos e cargos, a missão de traduzir o beabá do clima  – Times Brasil

COP30: entre ritos e cargos, a missão de traduzir o beabá do clima  – Times Brasil

Por Redação Finance Times
0 comentários


O Brasil se prepara para a COP30, a primeira conferência de mudança climática da ONU que será realizada no país em Belém do Pará. A reunião será emblemática por uma série de razões: além de acontecer em solo amazônico, o 10º aniversário do Acordo de Paris, o Tratado Internacional que reuniu quase 200 países em torno do objetivo das mudanças climáticas e inaugura um novo ciclo de compromissos climáticos. Ao mesmo tempo, a COP30 será mantida depois que a humanidade quebrou temporariamente a barreira de 1,5ºC da temperatura crescente em comparação com o período de pré -revolução industrial. Será necessário, a partir de agora, aumentar a ambição de compromissos e acelerar a ação climática, pois o mundo já sente os impactos de eventos extremos causados ​​pelo aquecimento global.

Como uma série de COP30, o Brasil desempenha um papel tão relevante quanto o que desempenhou no Rio-92, uma conferência da ONU que deu origem a policiais sobre clima, biodiversidade e combate à desertificação, e colocou o país em um papel do protagonismo na agenda de desenvolvimento sustentável. Agora, não assumimos nada de tarefa simples de resgatar o multilateralismo e os principais países para um documento final robusto que definitivamente coloca o mundo na rota de economia de carbono neutra com a inclusão social.

Os policiais sobre as mudanças climáticas têm seus ritos, posições e até seu próprio dialeto. Em janeiro, o governo federal anunciou os nomes que ocuparão a Presidência e o Conselho Executivo da COP30, formalizado no Diário Oficial em março, em março, o embaixador André Corrêa Do Lago, que era o principal negociador do Brasil para a mudança climática no Rio+20, e trabalha com sustentabilidade desde 2001; e Ana Toni, Secretário de Mudança Climática do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA). O nome que ocupará a posição de ‘campeão climático de alto nível’, ou “campeão climático de alto nível”, ainda está em definição.

Mas quais são os papéis e responsabilidades dessas três posições principais na COP30? O presidente da COP é a principal liderança política, responsável por orientar as discussões e o trabalho que será realizado na conferência. A figura do presidente da polícia diálogo com todos, buscando consenso geral e garantindo o objetivo do evento, atuando como facilitador de negociações, reconciliando os interesses dos países participantes pelo objetivo comum. O Diretor Executivo, ou CEO da Conferência de Partes, complementa o papel do presidente, com funções específicas variando de acordo com a organização do país anfitrião, mas com o objetivo de facilitar o consenso, encaminhar discussões e participar da organização do evento.

Leia mais
Doria elogia a estrutura do COP30 em Pará e diz que está otimista: ‘O Brasil pode ter um bom desempenho’
Iniciativa brasileira quer envolver o setor produtivo nos debates do COP30
Belém precisa mais do que dobrar o número de camas de hotel para COP30
A bioeconomia pode gerar até US $ 75 bilhões por ano para o Brasil, diz o especialista

Champion, por sua vez, é uma “novidade” de policiais – seu papel foi definido na COP21 em 2015, a partir da criação do Acordo de Paris. É o representante nomeado pelo país mobilizar ações climáticas de empresas, cidades e sociedade civil, os chamados atores não-governamentais. Sua função é coordenar os esforços da sociedade e conectá -los aos compromissos climáticos dos países. É uma figura muito relevante para seu diálogo com o resto da sociedade. A figura do campeão nos lembra que, mais do que nunca, combater a crise climática não é apenas a tarefa dos governos e requer envolvimento de todos os atores – governos locais, cidades, comunidades, iniciativa privada e sociedade civil organizada.

A conferência Belém representa para o Brasil a chance de redefinir o caminho da diplomacia climática, em um cenário marcado por incertezas, como a crise de confiança nas relações multilaterais, conflitos armados e o negacionismo climático dos governos polarizados – a remoção dos Estados Unidos do acordo de Paris em janeiro de Donald Trump é um exemplo.

Não é de admirar que Cop30, André Corrêa do Lago, evocassem, em uma carta aberta à sociedade, a idéia de uma grande “força -tarefa global contra mudanças climáticas”, de modo que a COP30 é bem -sucedida e forneça resultados concretos, capaz de acelerar o ritmo das transformações em relação a um novo modelo de desenvolvimento, com impactos positivos na natureza e nas pessoas. No documento, ele ressalta que é necessário aumentar a força e a relevância do multilateralismo e da necessidade, neste momento de preparação para a COP30, para conectar toda a sociedade, para que as negociações realmente atinjam objetivos que façam sentido para a vida das pessoas.

Esta é uma das missões muito caras para a COP30: receberemos pessoas de todo o mundo com os sabores e cores da Amazônia, enquanto precisamos aproximar as discussões climáticas dos brasileiros, traduzindo o “Beabá” do clima, para que todos possam entender a magnitude do que será discutido em Belés. Os temas que orientam a conferência são sensíveis, como o financiamento necessário para a energia em desenvolvimento dos países, adaptação ao clima extremo que já está acontecendo e justiça climática, para que as pessoas mais vulneráveis ​​não sejam ainda mais penalizadas pela crise climática. A força -tarefa começou e envolve todos nós.

Marina Grossi Ele é presidente da CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável), uma entidade com 28 anos de operação e 120 grandes empresas associadas

Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:

Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais

Sinal aberto da TV: canal parabólico 562

Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube

Canais rápidos: Samsung TV Plus, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings

Logotipo do Google News



Fonte

You may also like