O Grupo Pão de Açúcar (GPA) está no centro de um movimento estratégico relevante. O Fundo Alemão Saint, liderado pelo empresário Nelson Tanurearquivado no domingo (30) uma solicitação à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para Chamando uma assembléia geral extraordinária (idade). A proposta visa rejeitar todo o conselho atual da empresa e formar um novo grupo com nove membros e termo de dois anos.
Embora o fundo afirme que não pretende alterar o plano de negócios do GPA, há uma pressão clara sobre as mudanças estruturais. A agenda inclui a redução do endividamento, a venda de ativos não essenciais, a otimização do capital de giro e o corte de despesas administrativas.
Leia também:
O fundo também propõe os contratos renegociados de aluguel e reduzir os custos corporativos como uma maneira de aumentar a lucratividade e aumentar a competitividade da empresa, especialmente em um cenário desafiador para o varejo físico no Brasil.
O movimento ocorre em um momento delicado para o GPA, que enfrenta dificuldades financeiras e passa por processos de transformação, como o Incorporação de shoppings GPA. O empresário Nelson Tanure, conhecido por reverter empresas em crise, acredita que a empresa tem “imenso potencial” de geração de valor e propõe medidas para desbloqueá -lo.
Três pilares para a curva
Em um comunicado, Tanure apontou que o GPA precisa se concentrar em três pilares para melhorar seu desempenho: a redução do endividamento, a mitigação de riscos legais, tributários e trabalhistas e a contenção de custos e despesas.
Ele também afirmou que seu desempenho estará em total alinhamento com outros acionistas de referência, como o Casino e o Ronaldo Iabrudi Group – o último é até um dos indicados para o novo conselho. Além de Iabrudi, foram sugeridos os nomes de Pedro Borba, Rodrigo Tostes, Helene Bitton, Líbano Barrosá, Sebastián Los e Eliana Chimenti. A presidência da empresa seria com a IABRUDI.
Tanure enfatizou que sua intenção é contribuir para o sucesso do GPA, como ele fez em outras empresas sob sua administração, reforçando seu perfil ativo do investidor, focado na profunda reestruturação.
Reação do mercado
O mercado reagiu com otimismo ao anúncio. As ações da GPA aumentaram mais de 10% após a divulgação da chamada de idade. No início da tarde de segunda-feira (31), os documentos foram negociados a R $ 3,04-um aumento de 11,76%. A apreciação foi impulsionada não apenas pela expectativa de mudanças na administração, mas também pelos rumores de uma possível fusão com a rede do Dia dos Supermercados, o que expandiria a presença de GPA no varejo nacional de alimentos.
A proposta de reestruturação é vista pelos analistas como uma tentativa de melhorar a governança e recuperar as margens em um setor pressionado por altos custos, mudanças no comportamento do consumidor e aumento da concorrência.
Expectativa e cautela
Apesar da reação inicial positiva, os analistas dizem que ainda é cedo para medir o impacto real das mudanças. Há uma expectativa de melhoria na governança, mas também cautela sobre a possibilidade de disputas internas ou decisões mais radicais que podem afetar a imagem institucional da empresa.
Os investimentos ativos, por exemplo, adotaram uma posição conservadora e, até agora, não emitiram recomendações para comprar ou vender documentos de GPA. Para o mercado, o que está em jogo é mais do que uma troca de conselheiros: é um teste de capacidade de execução diante de um contexto que requer ajustes rápidos, disciplina financeira e visão estratégica.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings