A influenza aviária, cientificamente conhecida como influenza A (IAV), é uma doença zoonótica que afeta principalmente as aves, selvagens e domésticas, mas também pode infectar mamíferos, incluindo seres humanos. A infecção é causada por um orthomipovírus e pode ter diferentes níveis de gravidade.
De acordo com Instituto Butantan, Os vírus da gripe aviária são classificados em subtipos baseados em duas proteínas de superfície: hemaglutinina (HA) e neuraminidase (NA). Pelo menos 16 subtipos de HA e 9 de origem aviária são conhecidos, o que gera variantes como H5N1, H9N2 e H3N8.
Leia também:
O Ministério da Agricultura e o gado confirma o primeiro foco da influenza aviária no Comercial Granja no Brasil
A China suspende a compra de carne de frango do Brasil por 60 dias, diz Fávaro
Esses vírus também são divididos de acordo com sua patogenicidade. Os subtipos H5 e H7 podem ser altamente patogênicos (HPAI), causando alta mortalidade em aves. O H3N2, por exemplo, é classificado como baixa patogenicidade.
O H5N1 é um dos subtipos mais preocupantes. Altamente infeccioso entre os pássaros, também foi registrado em humanos e outros mamíferos. Nos seres humanos, pode causar sintomas de luz a pinturas graves e fatais.
Como os pássaros são infectados?
Aves aquáticas selvagens como gansos, pelicanos e garças são hospedeiros naturais do vírus e contribuem para a sua propagação global ao longo de suas rotas migratórias. O vírus é eliminado através de secreções respiratórias, muco e fezes e pode contaminar outras aves que têm contato com esses materiais. Animais domésticos, como galinhas e perus, também podem ser infectados.
Outros mamíferos já afetados incluem focas, leões -marinhos, ursos, lontras, raposas, gatos, cães, vacas e cabras, mostrando a adaptabilidade do vírus a diferentes espécies.
Sinais clínicos de aves
As aves infectadas podem ter tosse, espirros, presença de muco nas vias aéreas e dificuldades para caminhar. Ao colocar galinhas, há uma queda significativa na produção de ovos e, nos casos mais graves, sangramento intenso que pode dizimar um esquadrão em apenas 24 horas.
Transmissão para humanos
A infecção humana é rara e até agora esporádica. O contágio geralmente ocorre após o contato direto com pássaros infectados, vivos ou mortos e/ou suas fezes. O risco está presente durante a manipulação de aves em ambientes como fazendas e geladeiras, especialmente se houver contato com penalidades, membranas mucosas, secreções ou partículas suspensas no ar. A transmissão indireta pode acontecer ao tocar nos olhos, boca ou nariz com mãos contaminadas.
Existe transmissão entre humanos?
Não há provas científicas de que a gripe aviária seja transmissível de pessoa para pessoa. Os casos humanos relatados até o momento envolvem contato direto com as aves e não há registro consistente de transmissão entre membros da família ou profissionais de saúde expostos a pacientes infectados.
Sintomas humanos
Os sinais mais comuns de infecção por H5N1 incluem:
- Febre alta (acima de 38 ° C)
- Dor muscular
- Tosse
- Dor de garganta
- Mal -estar
A conjuntivite e os sintomas não respiratórios também podem ocorrer. Em casos mais graves, a doença pode evoluir rapidamente em problemas respiratórios graves, mudanças neurológicas – como confusão mental ou convulsões – ou mesmo sem sintomas.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings