O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) atualizou nesta quarta -feira (4) para 21 o número de países que Importações completamente suspensas de carne de aves Do Brasil após a confirmação de um foco da alta patogenicidade Avianza influenza (IAAP) no município de Montenegro, Rio Grande do Sul.
Além das suspensões totais, 13 outros países e um bloco econômico mantêm restrições específicas ao estado do Rio Grande do Sul. Ainda existem quatro países que limitaram a suspensão ao município de origem do foco. A lista com restrições totais inclui China, União Europeia, México, Iraque, Coréia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Peru, Albânia, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Lest, Marrocos, Sri Lanka, Malásia, Macacedônia e Pakistan.
Leia mais:
O Brasil mantém a gripe aviária contida em fazendas graças ao protocolo sanitário, diz o Ministro da Agricultura
As suspensões estatais restritas envolvem países como a Arábia Saudita, o Kuwait, o Reino Unido e Angola, bem como a União Econômica Europeia (formada pela Rússia, Bielorrússia, Armênia e Kyrguistão). Os Emirados Árabes Unidos, Japão, Catar e Jordan, limitaram as medidas ao município de Montenegro.
Prazo para fluido aviário
Durante uma conferência de imprensa, o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse que o Brasil deve se auto -liberar livre do surto de aves comerciais em 18 de junho, após o prazo sanitário de 28 dias sem novos registros. O ministro apontou que o foco estava contido dentro da fazenda e que o protocolo adotado segue os padrões internacionais.
O governo também anunciou o envio de uma medida provisória à Casa Civil para liberar R $ 135 milhões para o confronto de quatro emergências sanitárias, incluindo a gripe aviária. O valor procura compensar a contingência de 53% no orçamento do ministério, com uma previsão de restrição de 23% até o final do ano.
Segundo Fávaro, o sistema sanitário é baseado em um modelo tripartido com desempenho integrado entre união, estados, municípios e setor privado. As medidas incluem biossegurança em fazendas, restrições ao acesso e modernização da infraestrutura produtiva.
Retomada de negociações
As negociações com os países importantes ainda estão em andamento. A União Europeia enviou questões técnicas ao governo brasileiro, a China solicitou informações sobre plantas de refrigeração no Rio Grande do Sul, e o México mostrou interesse em discutir a questão. Algumas nações, como a Rússia e o Kuwait, já reavaliaram suas medidas, restringindo suspensões ao território de Gaúcio.
Preços afetados
No mercado doméstico, a pesquisa da CEPEA indicou uma queda média de 10% nos preços dos frango. O ministro confirmou 7% de retração nos últimos dias, atribuído ao redirecionamento de parte da produção para consumo doméstico. O governo estima que cerca de 70% da carne de pássaro produzida no Brasil permanece no mercado doméstico.
O mapa reiterou que o consumo de aves e carne de ovo ainda é seguro para a população e continuará a fornecer informações técnicas aos países importantes.