Em uma entrevista com Times Brasil – CNBC exclusivo licenciadoO Presidente da Confederação da Agricultura e o gado do Brasil (CNA), João Martins, revelou a assinatura de um acordo com o Hospital Israel, Albert Einstein, para oferecer orientação de saúde a 100.000 pequenos agricultores.
A ação faz parte do Programa de Saúde, que já opera em regiões do Nordeste, com foco na assistência técnica e na melhoria da qualidade de vida das famílias.
Leia mais:
Fenasucro & Agrocana: Evento espera arrecadar mais de R $ 10,7 bilhões em negócios
Segundo Martins, a parceria foi motivada pela necessidade de expandir o acesso a informações médicas confiáveis para comunidades rurais que geralmente enfrentam dificuldades de comunicação e ausência de serviços básicos de saúde.
A iniciativa complementará o trabalho já realizado pelos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que visitam as propriedades mensalmente para orientar sobre gerenciamento, produtividade e gerenciamento.
Durante a entrevista, o líder apontou que a medida faz parte do legado de seus oito anos à frente da CNA, quando a entidade excedeu o objetivo de formar 400.000 produtores na nova classe média rural.
Ele enfatizou que o avanço no campo depende da combinação de tecnologia, assistência técnica e melhoria das condições de vida das famílias, com impacto direto no desenvolvimento econômico e o fortalecimento do mercado doméstico.
Nova classe média rural
Martins defendeu a importância de formar um Nova classe média rural como motor para o desenvolvimento econômico e social do país. O executivo apontou que o setor conseguiu consolidar cerca de 400.000 produtores, expandindo o número de famílias com renda e condições para investir em tecnologia.
Segundo Martins, esse avanço foi possível graças a programas de assistência técnica, com visitas mensais de agronomistas e veterinários para orientar os produtores em gerenciamento de negócios e maior produtividade.
“O impacto não está apenas na propriedade, mas também na qualidade de vida da família, que começa a consumir melhor e a vender melhor o que produz. É um ciclo de desenvolvimento”, disse ele.
O líder enfatizou que a consolidação da classe média de Agro fortalece o mercado doméstico e expande a capacidade do Brasil de atender à demanda mundial por alimentos. Até 2050, a população global deve crescer 2 bilhões de pessoas, e o país, segundo ele, será responsável por alimentar até 800 milhões delas. Para isso, será necessário expandir a produção com eficiência.
Infraestrutura
O presidente da CNA enfatizou que o país precisa avançar em infraestrutura. Ele defendeu a retomada e a expansão das ferrovias para o fluxo de produção, bem como a melhoria do sistema de hidrovia e a revisão da lei portuária, que, segundo ele, aumenta os custos e reduz a competitividade.
“Se o Brasil quer ser compatível com sua grandeza, ele deve pensar em estruturar trabalhos. A ferrovia é uma prioridade absoluta”, disse ele.
Martins também enfatizou que a competitividade internacional exige que o agro brasileiro esteja “na vanguarda” da tecnologia e da eficiência. Ele lembrou que países como a Argentina estão expandindo sua produtividade a custos mais baixos, pressionando o Brasil a continuar investindo em inovação e treinamento.
Segundo o presidente da CNA, o país tem fronteiras agrícolas ainda pouco exploradas. Com a recuperação de 50 milhões de hectares de pastagens degradadas sozinhas e a expansão da área irrigada de 6 a 20 milhões de hectares, o Brasil poderia quase dobrar sua capacidade de produção.
“Se a população mundial crescerá 2 bilhões de pessoas até 2050, o mundo espera que o Brasil alimente 800 milhões delas. Para isso, precisamos de agricultura eficiente e sustentável”, disse ele.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings