O presidente Luiz Inacio Lula da Silva disse na terça -feira (1º) que o Brasil pode chegar novamente ao cargo de sexta economia no mundo. A declaração foi feita durante o lançamento do Plano Business Safra em Brasília, com foco na produção agrícola.
“Este país tem tal e tem grandeza para se tornar a primeira economia do mundo. Chegamos em 2006. Podemos chegar novamente”, disse o presidente.
Durante a cerimônia, Lula apresentou dados comparativos entre os planos de culturas dos governos anteriores e atuais. Segundo ele, adicionando os três planos do governo passado (2019, 2020, 2021/2022), o investimento totalizou R $ 885 bilhões. Já os três planos atuais (2023, 2024, 2025) R $ 1,722 trilhão. “É um pouco mais do que o dobro”, disse ele.
Reforma tributária e justiça fiscal
O presidente disse que a reforma tributária aprovada não traz benefícios eleitorais imediatos e que seus efeitos só serão sentidos em 2027. “Você acha que eu iria fazer a reforma tributária pensando em eleição? Não. Estou fazendo o país para dar um salto de qualidade”, disse ele.
Lula também mencionou mudanças na tabela de imposto de renda. Ele defendeu a isenção para aqueles que ganham até US $ 5.000 e criticam a dependência da coleção dos mais pobres. “O salário não é renda. Renda é renda, salário é salário”, disse ele.
Segundo ele, há resistência de setores de alta renda na maior tributação. “Estamos querendo que 140.000 pessoas paguem uma parte extra para beneficiar 10 milhões”, disse ele.
Leia também:
Haddad defende investimentos em logística e redução de impostos sobre exportação
Novo plano de colheita garante super cultura e mais crédito ao agronegócio, diz Fávaro
Etanol e indústria
O presidente lembrou seu desempenho em termos anteriores para promover o etanol brasileiro. Segundo ele, ele enfrentou críticas por produzir combustível a partir de alimentos, que contestam: “Estou produzindo combustível com algo que produz combustível”, disse ele.
Lula também mencionou que a indústria brasileira cresceu novamente após uma década de estagnação, citando um aumento de 3,4% no setor. Ele atribuiu o avanço aos programas implementados pelo atual governo.
Política fiscal e crítica ao passado
Lula defendeu a nova estrutura tributária, que limita o crescimento de despesas públicas a 2,5% ao ano. “Se eu estivesse pensando pouco, não teria feito isso”, disse ele. O presidente comparou o cenário atual com o período entre 2003 e 2010, quando, segundo ele, o Brasil foi o único país do G20 a registrar o superávit de impostos de forma consistente.
O presidente também criticou isenções infelizes. “O que você faz em troca? Você vai gerar emprego? Você aumentará o salário? Você contratará mais trabalhadores?” Ele perguntou.
Lula afirmou que o ministro das Finanças, Fernando Haddad, é um dos mais graves do mundo. “Poucos países têm um ministro da fazenda como Haddad”, disse ele.
Aposições e indústria do lobby
O presidente também comentou sobre o avanço do setor de apostas esportivas e fintechs. Ele disse que há resistência à proposta do governo de aumentar a taxa de imposto sobre essas empresas. “Não é um aumento de impostos. É justiça tributária”, disse ele.
Segundo ele, há uma indústria de lobby trabalhando no Congresso. “Atualmente, o saguão se tornou uma indústria”, disse ele. Lula também criticou a concentração de riqueza e defendeu uma política fiscal mais justa.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings