O Ministro das Finanças, Fernando Haddad, participou nesta terça -feira (1ª) do Lançamento do Plano Safra Para o setor de negócios em Brasília. Durante o evento, o detentor do portfólio econômico defendeu a modernização da infraestrutura nacional e a reforma tributária em andamento no Congresso.
“Um país começa a ter problemas quando a verdade incomoda. A verdade faz parte da solução de nossos problemas”, disse Haddad, criticando o que chamou de desinformação em torno de políticas públicas recentes.
Haddad apontou que o governo federal trabalha para reduzir a carga tributária às exportações implementando o imposto sobre valor agregado (IVA). Segundo o ministro, essa mudança representa uma das mudanças mais importantes no sistema tributário brasileiro. “Pouco é dito sobre isso, mas talvez seja a mudança mais dramática que nosso sistema tributário viverá”, disse ele.
Leia também:
Novo plano de colheita garante super cultura e mais crédito ao agronegócio, diz Fávaro
O plano de colheita reduzirá os preços dos alimentos, diz o ministro
Investimentos de infraestrutura
O ministro também abordou os investimentos em logística e a retomada de obras de infraestrutura. Segundo ele, a Casa Civil, sob o comando de Rui Costa, em parceria com os ministros Renan Filho (Transportes) e Silvio Costa FIHO (portos e aeroportos), avançou na modernização de rodovias, ferrovias, vias navegáveis, portos e aeroportos.
Haddad comparou o gerenciamento atual com os governos anteriores. Segundo o ministro, o governo passado fez quatro concessões nas rodovias em quatro anos. O objetivo de Renan Filho é atingir 30. “Se ele tiver metade, será quatro vezes mais do que foi feito no governo passado”, observou ele.
O ministro lembrou que, no início dos anos 2000, o crescimento da produção de alimentos gerou preocupações com um possível “blecaute logístico”. Para enfrentar a situação, o Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) foi criado, mas os investimentos posteriores foram eventualmente interrompidos.
Plano Safra e Desempenho Econômico
Haddad combatiu informações que circulam sobre o valor do plano de colheita anunciado pelo governo. Ele afirmou que o valor disponível é 42% superior a 2022. “Pare com essa luta ideológica e notícias falsas para dizer que o plano de colheita é menor do que o anunciado. É 42% maior que 2022”, disse ele.
Finalmente, o ministro avaliou que a economia brasileira mostrou sinais positivos. Segundo ele, o país tem um crescimento de 3% ao ano, o dobro da média dos últimos dez anos. Haddad argumentou que o foco do governo é buscar um crescimento econômico, juntamente com a justiça social.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings