A Associação Brasileira de Indústrias de Exportação de Carne (ABIEC) também diz que está “avaliando e estudando” as taxas de importação anunciadas na quarta -feira (2) pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
No caso do Brasil, o presidente dos EUA anunciou 10%das taxas. “Primeiro, vamos entender o anúncio (fabricado por Trump) para pronunciar”, diz Abiec, através de seu escritório de imprensa.
O ABIEC também lembra que, atualmente, a carne brasileira que entra nos Estados Unidos é tributada em 26,4%, se exceder a cota de 65 mil toneladas, distribuída entre dez países. “Esta cota, que é anual, geralmente acaba no primeiro mês do ano”, diz ele. “Mais de 70% do que exportamos da carne bovina no ano passado veio com uma tarifa de 26,4%.”
Abiec diz que, apesar disso e das tarifas agora impostas por Trump, a entidade “acredita no estreitamento da parceria entre o Brasil e os Estados Unidos, pois os americanos enfrentam desafios no ciclo de gado e, por pelo menos dois anos, precisará daqueles que podem garantir volume, qualidade e preço”, diz Abiec, que acrescenta: “e esse parceiro é o Brasil”.
Atualmente, os Estados Unidos estão enfrentando um aumento de preços de carne bovina, devido ao suprimento restrito de gado de abate. O Brasil, embora também agora entre esse ciclo de ascensão, seja capaz de fornecer proteína vermelha, pois exporta em média apenas 25% do que produz.
Suco de laranja
O diretor executivo da Associação Nacional de Citrus Juice (Citrus BR), Ibiapaba Netto, disse que a entidade ainda está “avaliando os impactos” das tarifas de importação anunciadas pelos Estados Unidos. No caso do Brasil, uma tarifa uniforme de 10% foi anunciada para todos os produtos, mas há dúvidas sobre se a tarifa será cumulativa para aqueles atualmente aplicados ou serão uniformes.
“Ainda vamos ler a ordem executiva do governo dos EUA para avaliar”, diz Netto, que representa a indústria de exportação de suco de laranja no Brasil. Atualmente, os Estados Unidos aplicam uma taxa de US $ 415 por tonelada de suco de laranja brasileiro exportado para lá.
O Netto diz que, considerando o futuro preço de suco de laranja de hoje na Bolsa de Valores de Nova York, isso tarifaria em torno de 11% a 12%. Mas quando o preço do suco é menor, essa tarifa pode atingir até 30% por tonelada, como aconteceu. Assim, Netto diz: “Por enquanto, a posição oficial de Citrus BR é que estamos analisando, vendo os impactos e, assim que tivermos uma posição, conversaremos”.
No ano passado, o Brasil exportou para os Estados Unidos 1,346 milhão de toneladas de sucos, a maioria deles sendo suco de laranja. Até 2023, ele havia exportado 2% menos em volume, com 1,34 milhão de toneladas. O faturamento chegou, no ano passado, US $ 1,193 bilhão (27% a mais de 2023, com US $ 930 milhões), de acordo com dados da Agrostat, o Ministério da Agricultura.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings