A polícia federal foi lançada na sexta -feira (12) Operação Cambota, desdobrando a operação sem desconto, que investiga um esquema de amplitude nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadoria e pensões. Foram servidos dois mandados de prisão pré -quadro e 13 mandados de busca e apreensão, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal, em São Paulo e no Distrito Federal.
PF prendeu o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “careca dos inss”apontado como o principal operador de fraude nos benefícios da previdência social. Ele foi preso em Brasília, em uma ação conjunta de policiais federais que trabalharam em endereços ligados ao esquema.
Bilionário
A operação sem desconto, que começou em abril, revelou que as associações investigadas teriam desconsiderado ilegalmente cerca de US $ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024. Pelo menos seis funcionários públicos foram removidos. Na primeira fase, cerca de 700 policiais federais e 80 auditores da CGU cumpriram mais de 200 ordens judiciais, além do bloqueio de R $ 1 bilhão em ativos.
Em agosto, o INSS começou a reembolsar 1,6 milhão de beneficiários que sofreram descontos inadequados, totalizando R $ 1,084 bilhão em pagamentos já feitos. O reembolso é feito diretamente na conta de aposentados e aposentados.
Ações no Congresso
Esta semana aprovou mais de 400 solicitações de informações e repartição do sigilo bancário, fiscal e telemático de investigadores nesta semana. Isso inclui Antunes, Maurício Camisoti e o ex -presidente do INSS Alessandro Stefanutto. Os parlamentares afirmam que são necessárias medidas para rastrear o movimento de recursos e expandir o alcance dos resultados.
Reembolso e bloqueios
O procurador -geral do sindicato já conseguiu bloquear R $ 2,8 bilhões em ativos de indivíduos, empresas e associações envolvidas. A venda desses ativos deve reforçar o dinheiro para reembolso, financiado por um crédito extraordinário de R $ 3,31 bilhões divulgados em julho.
Os beneficiários têm até 14 de novembro de 2025 para contestar valores ou participar dos contratos de devolução. Segundo a AGU, os pagamentos seguem a ordem de adesão.

Quem é o “careca dos inss”
Antonio Carlos Camilo Antunes é um empresário nomeado pela polícia federal como uma figura central no esquema de fraudes da seguridade social que podem ter se movido mais do que R $ 6 bilhões em descontos ilegais de aposentadoria e pensões.
Apesar do apelido, ele nunca foi um servidor INSS. Seu envolvimento ocorreu através de 22 empresas das quais ele era um parceiro e que funcionava como intermediários de entidades associativas envolvidas na coleta de taxas mensais sem autorização dos beneficiários.
Segundo PF, essas empresas se mudaram R $ 53,5 milhõesValores que foram aprovados no mesmo dia em que entraram nas contas, mantendo os saldos bancários próximos a zero. Para os investigadores, a estratégia teve como objetivo dificultar o rastreamento dos recursos.

Quem é Maurécio Camisotti
Maurício Camisotti é um empreendedor vinculado ao setor de seguro de saúde e planos e também está entre os principais alvos da operação sem desconto. Ele já havia sido investigado por CPI de Covid-19Quando ele foi citado como financiador de medicamentos precisos, uma empresa acusada de subornos e preços exagerados em Compra de vacina contra covaxina durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).
No esquema investigado no INSS, o papel de Camisotti, de acordo com as primeiras descobertas, seria o de Lavar recursos de uma das entidades envolvidas em fraude. Ele teria usado diferentes empresas em nome dos membros da família para mover e ocultar valores do Associação de aposentados mutualistas para benefícios coletivos (AMBEC).
Quem é Alessandro Stefanutto
Alessandro Stefanutto é um ex -presidente do INSS e também está entre os principais investigados pela operação sem desconto. Foi incluído pelo CPMI do Seguro Social na lista de metas que violaram o sigilo bancário, fiscal e telemático aprovados pelo Congresso.
De acordo com investigações preliminares, Stefanutto teria atuado para favorecer associações suspeitas na estrutura do INSS, permitindo a continuidade de descontos ilegais em aposentadoria e pensões. Seu nome aparece ao lado de empresários como Antonio Carlos Camilo Antunes, o “careca dos INSs” e Maurócio Camisotti, como parte do núcleo central do esquema.
Parlamentares argumentam que a pesquisa sobre Stefanutto é fundamental para entender se Uso de escritório público para fornecer cobertura institucional A fraude que desviou bilhões de reais dos beneficiários de pensões.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings