O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá, nesta quarta-feira (30), no Palácio Itamaraty, membros da Comissão Global de Investidores em Mineração (Mining 2030) para discutir a exploração de minerais raros em território brasileiro.
De acordo com informações obtidas pelo Times Brasil – Licenciado Exclusivo da CNBCo governo pretende demonstrar sua disposição em acolher investimentos no setor e ampliar parcerias internacionais. Também serão discutidas a possível criação de uma Agência Internacional de Minerais e formas de financiamento para viabilizar a proposta.
Segundo membros do governo, o Brasil busca se posicionar como um “celeiro global” de minerais críticos e estratégicos nos próximos anos — ideia que deverá ser reforçada durante o encontro.
Participam da reunião no Itamaraty o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; e o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Também foram convidados representantes do setor mineral brasileiro, incluindo executivos da Vale SA
A Comissão é composta por representantes da sociedade civil, organizações não governamentais, investigadores, investidores e empresas mineiras de diversas partes do mundo. O grupo procura estabelecer, até 2030, um consenso global sobre o papel do financiamento na construção de um setor mineiro social e ambientalmente responsável, além de definir um plano prático de implementação.
O Brasil possui a segunda maior reserva de terras raras do mundo, atrás apenas da China. Este potencial produtivo colocou o país no centro das atenções do setor mineral global, principalmente nos Estados Unidos, que busca reduzir a dependência dos minerais provenientes da China.
O tema entrou na agenda de negociações para o fim das tarifas impostas por Donald Trump aos produtos brasileiros. Membros do governo Lula disseram que Trump está pressionando pelo acesso às reservas brasileiras de terras raras e que a matéria-prima pode ser usada como uma espécie de moeda de troca nas negociações para revogar as medidas de Trump.
Internamente, faltam políticas regulatórias específicas para a exploração desses minerais, por isso o governo tem priorizado o desenvolvimento de políticas que garantam a segurança jurídica e que preparem o país para ampliar sua participação nas cadeias globais de minerais essenciais nas próximas décadas.
Recentemente, o ministro Alexandre Silveira anunciou a criação do Conselho Nacional de Política Mineral, responsável por formular diretrizes para a exploração sustentável e estratégica desses recursos.
Paralelamente, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei que cria a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos (PNMCE). Nesta terça-feira (29), o relator da proposta, deputado Arnaldo Jardim, se reuniu com Silveira para discutir o andamento do texto e alinhar os posicionamentos dos poderes Executivo e Legislativo. O objectivo é estruturar a governação da nova política e fortalecer o papel do sector mineral no desenvolvimento nacional.
“Viajei pelo mundo ao lado do presidente Lula, apresentando o potencial dos minerais críticos e estratégicos do Brasil para o desenvolvimento de uma cadeia mineral voltada à transição energética e à segurança alimentar, sempre respeitando a nossa soberania nacional. Esses minerais pertencem aos brasileiros e devem ser produzidos com toda a cadeia em prol da melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou Silveira após o encontro.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos