Depois de operar na Firm Fall pela manhã, com um mínimo de R $ 5,46 (-0,70%), o dólar em dinheiro diminuiu o ritmo durante a tarde e terminou a sessão na sexta-feira (27), na casa de R $ 5,48.
Os operadores atribuíram a perda de Breath of the Real, especialmente, para fortalecer a moeda dos EUA no exterior e a descarga de tesouros, depois do presidente dos EUA, Donald Trump, alegando que ele fechou as negociações comerciais com o Canadá.
Houve também algum desconforto com as declarações do ministro das Finanças, Fernando Haddad, na sexta -feira (27), numa época marcada pelo atrito entre o Congresso e o governo. Haddad descartou a possibilidade de mudar os objetivos fiscais, mas não deu sinais de que o governo pretende cortar os gastos e disse que o clima político não contribui para um alívio orçamentário. Ele também afirmou que o governo pode julgar a derrubada do imposto sobre operações financeiras (IOF) pelos parlamentares.
No final da sessão de negociação, o dólar à vista foi negociado a R $ 5.4829, caindo 0,29%. A moeda termina a semana com perdas de 0,76%, o que aumenta a desvalorização acumulada em junho para 4,14%. No ano, o dólar retrasa 11,28% em comparação com o Real, que tem o melhor desempenho entre a moeda latino -americana.
A consultoria do MCM 4Intelligence afirma que, além do ambiente externo favorável, os benefícios reais do diferencial “significativo” de interesse interno e externo, que apóia as operações da Carry Trade.
Leia mais
O ouro fecha em forte queda, com concordância entre os EUA e a China sinalizando tensões menores
O petróleo fecha alto, mas recua mais de 11% na semana com cessar -fogo entre Israel e Irã
Em um evento de manhã, o diretor de política econômica do Banco Central, Diogo Guillen, disse que um debate de redução de taxas secos, que na semana passada foi elevado de 14,75% a 15%, ainda está muito distante dentro do Comitê de Política Monetária (Copom).
Parte da queda do dólar da manhã foi atribuída ao líder de indicadores divulgados na sexta -feira, atestando a moderação da inflação em um ambiente de atividade muito saudável. O PNAD contínuo do trimestre terminou em maio mostrou a queda na taxa de desemprego, enquanto o IGP-M de junho apresentou a deflação acima do esperado.
Para o MCM 4Intelligence, parte do desempenho real deste ano reflete uma “melhoria clara na percepção de risco do Brasil de outros mercados emergentes”. Além da menor exposição do país à tarifa de Trump, o Brasil tem uma história de crescimento nos últimos anos que “contrasta com as fraquezas observadas em pares”.
Embora tenha revisado recentemente a previsão da taxa de câmbio no final do ano, de R $ 5,80 a R $ 5,70, a consultoria afirma que mantém uma visão cautelosa em torno do comportamento da moeda brasileira no segundo tempo.
“A fragilidade fiscal foi agravada pela intensificação da disputa política eleitoral inicial, materializada na rejeição do Congresso das recentes medidas de ajuste tributário propostas pelo executivo”, diz MCM 4Intelligence. “No meio da crise de popularidade do governo, esse cenário de confronto tende a persistir e potencialmente se intensificar. O resultado deve ser a perda parcial do recente vigor da moeda brasileira nos próximos meses”.
No exterior, o termômetro de comportamento DXY – em dólares em comparação com uma cesta de seis moedas fortes – subiu cerca de 0,20% no final da tarde, cerca de 97.300 pontos, após o máximo de 97.498 pontos. Na semana, no entanto, o índice do dólar perdeu cerca de 1,40%. Na quinta -feira, Donald Trump informou que o acordo comercial fechado dos EUA com a China.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings