O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que ainda há espaço para redução nos preços dos combustíveis Por Petrobras, se os níveis de Brent permanecerem estáveis.
Em entrevista ao jornal Valor econômicoEle também alertou sobre a volatilidade do mercado internacional de petróleo e disse que o governo trabalha para minimizar os impactos do consumidor.
“Temos uma condição e espero que a empresa reduza ainda mais os preços dos combustíveis. É a minha expectativa, se continuarmos com Brent nos níveis que são hoje”, disse o ministro.
Silveira também disse que o licenciamento da Petrobras na margem equatorial avançou. Segundo ele, Ibama deu sinalização positiva solicitando simulações e agora a continuidade depende da entrega de resultados pelo estado.
O governo pode ir a tribunal contra ‘Jabutis’ no setor de eletricidade
Na mesma entrevista, o ministro criticou a tentativa de reintroduzir jabutis legislativos vetados no projeto de ventos offshore por meio de medidas provisórias. Ele disse que o governo está pronto para reagir, mesmo no tribunal, para evitar impactos na conta de eletricidade.
“O sindicato usará todos os instrumentos disponíveis”, disse Silveira, observando que o consumidor não pode ser penalizado para medidas sem previsão orçamentária ou sem base técnica.
Silveira disse que tem confiança no processo legislativo, mas espera que o novo modelo de tarifa social seja desfigurado.
“Eu tenho um diálogo profundo com os líderes e, mesmo tendo passado pelas duas casas legislativas, todo mundo me conhece bem”.
Sobre o relacionamento com o presidente do Senado, David Alcolumbre (Union-AP), Silveira desconcertou.
DIA ELACIONAR TEMPO E RESPOSTA A curto
Silveira também revelou que o governo está avaliando o retorno do horário de verão. O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) está conduzindo estudos, que devem ser concluídos dentro de 30 dias.
“É uma possibilidade. O operador está estudando se isso for necessário para garantir a segurança e o melhor custo para o consumidor”.
Outro foco é o aumento do número de cortes de geração (curto)especialmente no nordeste. O ministro atribuiu o problema à falta de planejamento do governo anterior e disse que um grupo de trabalho está finalizando uma proposta para enfrentar o assunto.
“O consumidor não pode pagar esta conta por falta de demanda”.
O leilão de reserva de capacidade, de acordo com Silveira, está programado para o primeiro trimestre de 2026. Os estudos devem ser concluídos ainda este mês, com consulta pública, análise de Aneel e TCU.
Gás, política e ajuda 2026
Silveira também confirmou que a medida provisória do Gás será publicado em agosto. O programa prevê a entrega de cilindros a famílias de baixa renda matriculadas em Cadúnico.
“Haverá 17 milhões de famílias. Queremos iniciar o processo ainda este ano”.
Em relação à sua trajetória política, ele não descartou uma posição para Minas Gerais em 2026, mas reafirmou o apoio à reeleição de Lula.
“Para o projeto que participei e acredito ser o melhor para o Brasil – a continuidade do governo Lula até 2030 – discutirei e ouvirei o presidente”.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings