Desde nesta sexta -feira (6), trabalhadores com empréstimos antigos da folha de pagamento podem fazer portabilidade ao programa de crédito dos trabalhadores. Em operação desde o final de março, o programa fornece crédito com juros mais baixos aos trabalhadores com um contrato formal.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, existem 3,8 milhões de contratos de folha de pagamento antigos, que totalizam cerca de R $ 40 bilhões.
Este é o terceiro estágio de expansão da portabilidade da nova linha de pagamento para os trabalhadores da CLT. Em abril, o trabalhador poderia trocar dívidas caras até as mais baratas dentro do mesmo banco. Em maio, a migração da folha de pagamento para o CLT começou a ser válida entre os diferentes bancos.
Agora, O trabalhador que contratou o novo tipo de consignação privada pode mudar as instituições financeiras, optando por oferecer um interesse mais baixo. Nesta fase, qualquer dívida de qualquer banco pode ser migrada, incluindo as linhas de crédito do trabalhador contratadas desde março.
Mais de 70 instituições financeiras qualificadas no programa já podem oferecer a troca diretamente aos seus aplicativos e sites. Nesta fase, a migração ainda não está disponível no cartão de trabalho digital.
Leia também:
PJ X CLT: Quanto ele precisa ganhar para corresponder aos benefícios do portfólio assinado?
As plataformas digitais expandem o trabalho remoto, mas sob condições precárias, relatórios relatórios
Tarifas
A bolsa é vantajosa apenas nos casos em que a folha de pagamento CLT, lançada há três meses, tem taxas de juros mais baixas do que as linhas de crédito contratadas pelo trabalhador. Em média, o crédito direto do consumidor tem juros em torno de 7% a 8% ao mês. No programa de crédito dos trabalhadores, as taxas são um pouco mais de 3% ao mês, com alguns bancos cobrando 1,6% ao mês.
Em maio, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, a taxa de juros média de crédito do trabalhador foi de 3,43% ao mês, enquanto a taxa média registrada em 5 de junho foi de 3,63%. A pasta disse que monitora as taxas e o perfil dos tomadores de crédito e alerta que não tolerará a prática de interesses abusivos por instituições financeiras.
De acordo com o Banco Central, em abril, as modalidades de crédito não pagas para indivíduos têm taxas muito mais altas: o cheque especial de 7,4%, 15,1%de cartão de crédito e crédito pessoal sem remessa para 6,2%. Todos estão acima das taxas de crédito do trabalhador.
De acordo com a medida provisória (MP) que lançou o Programa de crédito do trabalhadorA redução de juros na troca da dívida é obrigatória. Para fazer o procedimento, o trabalhador contrata um empréstimo consignado pelo crédito do trabalhador e pagou a dívida anterior. Se você tiver uma margem consignável, pode solicitar um novo crédito.
A obrigação de reduzir as taxas de juros para a mudança de dívida é válida por 120 dias, até 21 de julho, de acordo com o MP. Além disso, o banco pode oferecer diretamente a seus clientes a opção de migrar para o crédito do trabalhador com taxas reduzidas. Se o trabalhador não encontrar as condições vantajosas, ele poderá escolher a portabilidade para outra instituição financeira.
Como funciona
No aplicativo de cartão de trabalho digital, o trabalhador autoriza o compartilhamento de seus dados (como CPF, hora da empresa e margem disponível).
- Dentro de 24 horas, as instituições financeiras enviam ofertas de crédito.
- O trabalhador escolhe a melhor proposta, com taxas de juros mais baixas.
- As parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento.
- Até 35% da renda mensal pode estar comprometida com o empréstimo.
Como pedir portabilidade
- Verifique se o banco de destino oferece a nova folha de pagamento para CLT.
- Peça portabilidade nos canais digitais da instituição (site ou aplicativo).
- A nova instituição define a dívida anterior e assume o crédito automaticamente, com os juros e prazos da nova linha.
PRÓXIMOS PASSOS
A próxima etapa do Programa de Crédito do Trabalhador fornece solicitações de portabilidade pelo aplicativo de cartão de trabalho digital. No entanto, as notícias ainda não têm data de entrar em vigor.
A troca de dívidas e a concessão de novos empréstimos serão gerenciados pelo DataPrev. A portabilidade automática da dívida é apropriada apenas para o CDC e empréstimos tradicionais da folha de pagamento.
No entanto, o trabalhador também pode contratar a linha de crédito do trabalhador para pagar dívidas de nome ou cartão de crédito. Nesses casos, será necessário renegociar a dívida antes de contratar o empréstimo para pagar, sem portabilidade, que migra a dívida para a instituição financeira que oferece as melhores condições.
De acordo com os dados mais recentes do Ministério do Trabalho e Emprego, o Programa de Crédito dos Trabalhadores divulgou cerca de US $ 14 bilhões a 25 milhões de novos contratos. De acordo com a pasta, 62,66% das operações se concentram nos trabalhadores que recebem até quatro salários mínimos.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings