Em meio a uma longa guerra, uma queda nos preços do petróleo, sanções estritas e uma economia de declínio, o Russian Robl foi fortalecido. De fato, de acordo com o Bank of America, é a melhor moeda de desempenho até agora em 2025, com ganhos superiores a 40%.
A impressionante apreciação de Rublo este ano marca uma reviravolta acentuada nos últimos dois anos, quando a moeda foi depreciada dramaticamente.
O que está dirigindo a moeda russa?
A força de Rublo tem mais a ver com controles de capital e políticas de restrição do que com um aumento repentino na confiança de investidores estrangeiros, disseram analistas à CNBC. A fraqueza do dólar vem como um bônus adicional.
Brendan McKenna, economista internacional e estrategista da taxa de câmbio de Wells Fargo, lista três razões para a apreciação do rublo. “O Banco Central optou por manter as taxas relativamente altas, os controles de capital e outras restrições de câmbio foram um pouco apertadas, e houve algum progresso ou tentativa de progresso em encontrar paz entre a Rússia e a Ucrânia”.
O Banco Central da Rússia manteve uma postura restritiva para conter alta inflação, mantendo altas taxas de juros em 21% e com o crédito. Os altos custos de empréstimos estão desencorajando as empresas locais de importar mercadorias, reduzindo assim a demanda por moeda estrangeira entre empresas russas e consumidores, disseram observadores do setor.
Houve uma queda na demanda por moeda estrangeira por importadores locais, dado o fraco consumo e a oferta adequada de rublos, disse Andrei Melaschenko, economista da Renaissance Capital. Este outono deu o rublo, pois os bancos não precisam vender rublos para comprar dólares ou yuans.
Os exportadores russos precisam ser pagos aos rublos ou pelo menos converter o pagamento em dólares de rublo, aumentando assim a demanda. Por outro lado, os importadores pararam de comprar produtos estrangeiros e, portanto, não precisam vender rublos para pagar em dólares.
Leia também:
RUBLO RUSSO: O caso curioso da moeda com o melhor desempenho do mundo em 2025
A Rússia reduz o interesse pela primeira vez desde 2022 em meio a alívio da inflação
Impactos no comércio e na economia
No primeiro trimestre de 2025, houve um “excesso de inventário” em eletrônicos de consumo, carros e caminhões que foram importados ativamente no segundo semestre do ano passado, antecipando o aumento das tarifas de importação, disse o economista em Moscou. A desaceleração da atividade do consumidor estava principalmente no setor de bens duráveis, que representava uma parte considerável das importações da Rússia, disse Melaschenko.
Outro motivo importante para fortalecer o rublo russo deste ano é que os exportadores russos, em particular a indústria do petróleo, converteram ganhos em moeda estrangeira em rublos, disseram analistas. O governo russo exige que grandes exportadores tragam parte de seus ganhos em moeda estrangeira de volta ao país e os trocem por rublos no mercado local, de acordo com o governo.
Entre janeiro e abril, as vendas de moedas estrangeiras pelos maiores exportadores da Rússia totalizaram US $ 42,5 bilhões (cerca de R $ 213 bilhões), de acordo com dados da CBR. Isso representa um aumento de quase 6% em comparação com os quatro meses anteriores a janeiro.
A redução no fornecimento monetário pela CBR também apoia Rublo, disse Steve Hanke, professor de economia aplicada da Universidade Johns Hopkins. Em agosto de 2023, a taxa de crescimento do dinheiro criada pela CBR subiu 23,9% ao ano, disse ele. Esse número se tornou negativo desde janeiro, atualmente se contraindo a uma taxa de -1,19% ao ano, disse Hanke.
Além disso, as esperanças de um acordo de paz entre a Ucrânia e a Rússia após a eleição do presidente dos EUA, Donald Trump, também despertaram algum otimismo, disse McKenna, da Wells Fargo. As expectativas de reintegração da Rússia na economia mundial causaram alguns fluxos de capital para os ativos chamados rublos, apesar dos controles de capital, que sustentaram a força de moeda até certo ponto.
A apreciação é sustentável?
Apesar da força atual do rublo, os analistas alertam que pode não ser sustentável. Os preços do petróleo – um dos principais pilares da economia de exportação da Rússia – caíram significativamente este ano, que podem pesar nas taxas de câmbio.
“Acreditamos que Rublo está próximo do seu máximo e pode começar a enfraquecer em um futuro próximo”, disse Melaschenko. “Os preços do petróleo caíram significativamente, o que deve ser refletido em uma diminuição na receita de exportação e na venda de seu componente na moeda estrangeira”, acrescentou.
Embora as conversas de paz entre a Rússia e a Ucrânia recentemente não tenham produzido desenvolvimentos concretos, McKenna também observou que um acordo de paz concreto poderia enfraquecer o roble, como controles, como restrições de moeda sustentada por moeda, podem ser suspensas.
“Rublo pode se desvalorizar rapidamente a partir de agora, especialmente se um acordo de paz ou cessar -fogo for alcançado”, disse ele. “Nesse cenário, os controles de capital provavelmente serão completamente suspensos e o banco central poderá reduzir as taxas rapidamente”, acrescentou.
Compensações econômicas
Os exportadores também estão vendo margens mais apertadas, notaram analistas do setor, em particular o setor petrolífero do país, no contexto da queda nos preços globais do petróleo. O governo também está sentindo a pressão – os preços mais baixos do petróleo combinados com um rublo mais forte são as receitas de petróleo e gás.
As finanças do governo são altamente sensíveis a flutuações nos preços do petróleo, com ganhos de petróleo e gás representando cerca de 30% das receitas federais até 2024, de acordo com Heli Simola, economista sênior da Finlândia.
“O Ministério das Finanças foi forçado a depender mais do Fundo Nacional de Bem -Estar para cobrir os gastos”, disse Melaschenko. “E pode haver mais cortes nas despesas de não prioridade se essa tendência continuar”.
Dito isto, além do comércio de petróleo, a Rússia foi amplamente isolada do mercado global. “Ou seja, um rublo mais fraco não acrescenta muito à competitividade comercial da Rússia”, disse McKenna.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.