Programado para lançamento no dia 16, o Automatic Pix ganhou ferramentas de segurança para evitar fraudes pelas empresas. O Banco Central (BC) emitiu regras para garantir a honestidade das entidades legais que receberão pagamentos recorrentes.
As instituições financeiras associadas ao PIX devem verificar a adequação das empresas, avaliando a confiabilidade e a integridade dos clientes que oferecem pix automático.
Espera -se que os bancos e instituições de pagamento verifiquem várias informações de várias empresas, divididas em três eixos: dados de registro, compatibilidade entre atividade econômica e o serviço oferecido no pix automático e histórico de relacionamento com o participante.
Os dados de registro a serem verificados são os seguintes:
- Data de registro no Registro Nacional de Entidades Jurídicas (CNPJ);
- Status de registro de parceiros e administradores no registro de indivíduos (CPF);
- Tipo de capital da empresa, privado ou público;
- Atividade econômica de acordo com a classificação nacional de atividades econômicas (CNAE);
- Natureza legal;
- Informações da atividade da empresa.
Na compatibilidade entre a atividade econômica e o serviço oferecido em pix automático, as seguintes informações devem ser verificadas:
- Compatibilidade entre atividade econômica e o serviço oferecido ao pix automático;
- Número de funcionários;
- Valor do capital social;
- Faturamento.
Em relação às informações de história e segurança do participante, as instituições devem analisar os seguintes dados:
- Hora de abertura da conta e uso de outros meios de coleta, quando o participante atua como um provedor de contas transacionais;
- Frequência de transações com o participante.
Leia também:
Pix automático pode revolucionar pagamentos recorrentes, diz o Professor da ESPM
Banco do Brasil oferecerá pix automático a todos os clientes PF e PJ
Operação
Na terça -feira passada (4), o Banco Central explicou como o pix automático funcionará, o que será válido apenas para indivíduos como pagadores e empresas como receptores. Na nova modalidade, o pagador autorizará o pagamento e definirá regras, como o valor máximo de cada pagamento.
Nos dias anteriores ao pagamento, a Companhia deve enviar a cobrança ao Banco do Pagador, que, por sua vez, nomeará o pagamento e notificará a pessoa, para que eles possam verificar antes do dia do pagamento, se o valor cobrado estiver correto. O pix automático será gratuito para a pessoa pagadora.
Pix programado
O Automatic Pix não é confundido com o pix programado, lançado em 2024 e também permite pagamentos recorrentes às empresas. Obrigatório desde outubro de 2024 a todos os bancos, o recorrente PIX dispensa a abertura de um contrato da empresa.
Nesse modo, o cliente digita a tecla PIX do coletor, mas o tipo de valor, o número de pagamentos e a periodicidade da dívida depende do pagador. Embora mais utilizado por micro e pequenas empresas, o pix programado recorrente foi suscetível a erros de digitação de pagadores, com desacordos no tipo de coleção da empresa. No pix automático, os valores e as datas de pagamento são definidos pelo coletor, com o pagamento apenas autorizando a dívida.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings