Neste domingo (8), o ministro das Finanças, Fernando Haddad, se reunirá com os representantes do Congresso para discutir ajustes no imposto sobre operações financeiras (IOF).
Na terça -feira passada (3), após a reunião do Presidente Luiz Inacio Lula da Silva com líderes do Congresso e membros da equipe econômica, Haddad garantiu “um alinhamento muito grande” em comparação com os parâmetros estabelecidos para encaminhar essas medidas.
“Dependemos dos votos do Congresso Nacional. O Congresso Nacional deve estar convencido de que é o caminho mais consistente do ponto de vista da política macroeconômica”, disse o ministro.
Leia também:
Hugo Motta critica a decisão do governo sobre o IOF: “Medida errada”
Alternativas ao IOF e IPCA concentram a atenção; Os investidores avaliam apostas para copom e alimentados
O alto de Iof aciona o uso de criptomoedas, diz CEO da Parfin
Lula no aumento do aumento: ‘Tudo está acordado’
Neste sábado (7), em uma entrevista com jornalistas em Paris, França, o presidente Luiz Inacio Lula da Silva afirmou que está “tudo bem” em relação ao imposto sobre operações financeiras (IOF).
“Você pode ter certeza de que exatamente o que recebemos, sem brigas, sem conflitos, apenas fazendo o que deve ser feito, conversando, encontrando uma solução e resolvendo”.
O presidente afirmou que se encontrou nesta semana com Haddad, moradores da Câmara, Hugo Motta (republicanos-PB) e Senado, David Alcolumbre (Union-AP), além de Gabriel Galipolo, do Banco Central e Rui Costa, da Câmara Civil, para discutir a questão. “Foi uma bela reunião. Tudo está acordado”, disse ele.
Também no sábado, o vice -presidente da República, Geraldo Alckmin, enfatizou que as discussões sobre as medidas sobre IOF são “bem referidas”. Segundo ele, “o objetivo do governo é cumprir a estrutura tributária, ou seja, déficit zero”.
Julia Lindner: O otimismo de Lula não está confirmado entre os parlamentares
O otimismo do presidente Lula não é confirmado em conversas com líderes da Câmara e do Senado, segundo a repórter Julia Lindner, de Times Brasil – CNBC exclusivo licenciado.
Segundo ela, os parlamentares ainda não conhecem o conteúdo completo da proposta que será discutida nesta reunião de domingo.
“Ele disse que está tudo certo, mas não é isso que os pontos de investigação, especialmente ouvindo os líderes que participarão da reunião”, disse Lindner.
O ponto principal em discussão é a revisão das isenções tributárias. Parte dos líderes do governo e do partido acham possível reduzir os benefícios lineares ou ajustados entre os setores, mas reconhecem dificuldades operacionais.
Além disso, outros tópicos devem ser abordados, como o aumento dos dividendos de propriedade do Estado para o Tesouro, o FuteB Transferências limitam e quaisquer mudanças nos pisos de saúde e educação constitucional.
A reunião de domingo demonstra o interesse do governo em avançar antes do retorno do presidente Lula ao Brasil, programado para terça -feira (10). Até então, o governo procura evitar o processamento de um projeto de decreto legislativo que visa interromper a medida.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings