Um candidato presidencial colombiano destacado, que foi baleado durante um evento de campanha em Bogotá, passou com sucesso na cirurgia inicial, disse o prefeito da cidade no domingo (8).
O senador Miguel Uribe, 39, estava conversando com apoiadores da capital quando um atirador o atingiu duas vezes na cabeça e um no joelho antes de ser detido.
Um segurança conseguiu parar o suspeito do ataque, um menor que se acredita ter 15 anos.
Cirurgia e recuperação
Uribe foi levado por helicóptero ao hospital em “estado crítico” e passou por um procedimento “neurocirúrgico” e “periférico vascular”, confirmou a clínica de Santa Fe em Bogotá.
Ele “superou o primeiro procedimento cirúrgico”, disse o prefeito de Bogotá, Carlos Fernando Galán, acrescentando que ele entrou nas “horas críticas” de recuperação.
Sua esposa, em um áudio de imprensa, disse “ele foi bem da cirurgia”.
“Ele venceu a primeira batalha e venceu bem. Ele está lutando por sua vida”, diz ela na gravação.
Imagens do local de tiro mostraram que Uribe caiu contra o capô de um carro branco e coberto, enquanto um grupo de homens tentava segurá -lo e parar o sangramento.
Leia mais
A Colômbia solicita a entrada no Banco do BRICS e desafia a influência dos EUA na América Latina
Situação do suspeito e outras vítimas
O suspeito ficou ferido na confusão e estava recebendo tratamento, disse o diretor de polícia Carlos Fernando Triana.
Duas outras pessoas – um homem e uma mulher – também ficaram feridas e uma arma de fogo Glock foi apreendida.
“Nossos corações estão quebrados, a Colômbia está sofrendo”, disse Carolina Gomez, uma empresária de 41 anos, à AFP enquanto orava com velas pela saúde de Uribe.
‘Dia da dor’
O motivo do ataque ainda não é conhecido publicamente. O ministro da Defesa da Colômbia, Pedro Sanchez, prometeu usar todas as capacidades das forças de segurança e ofereceu uma recompensa de cerca de US $ 725.000 (aproximadamente US $ 3,6 milhões) por informações sobre quem estava por trás do tiroteio.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente Gustavo Petro também prometeu investigações para encontrar os responsáveis pelo “Dia da Dor”.
“O que mais importa hoje é que todos os colombianos concentrem a energia de nossos corações, com nosso desejo de viver … para garantir que o Dr. Miguel Uribe permaneça vivo.”
Reações políticas
Em uma declaração anterior, Petro condenou a violência como “um ataque não apenas contra sua pessoa, mas também contra a democracia, a liberdade de pensamento e o exercício legítimo da política na Colômbia”.
O tiroteio foi igualmente condenado por todo o espectro político e no exterior, com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, chamando -o de “uma ameaça direta à democracia”.
Mas Rubio também apontou o dedo para Petro, alegando que o ataque foi o “resultado da retórica violenta da esquerda, proveniente dos níveis mais altos do governo colombiano”.
“O presidente Petro precisa moderar a retórica inflamada e proteger oficiais colombianos”, disse o principal diplomata dos EUA.
Contexto político e histórico familiar de uribe
Uribe, um crítico feroz de Petro, é membro do Partido do Centro Democrático, que anunciou em outubro passado sua intenção de concorrer à presidência em 2026.
As autoridades disseram que não havia ameaça específica contra o político antes do incidente. Como muitas figuras públicas na Colômbia, Uribe tinha proteção pessoal próxima.
O país abriga vários grupos de guerrilha armados, cartéis poderosos e tem uma longa história de violência política.
Eu disparo ‘de volta’
Uribe é filho de Diana Turbay, um famoso jornalista colombiano que foi morto depois de ser sequestrado pelo cartel Medellin de Pablo Escobar.
Um de seus avós foi o presidente Julio Cesar Turbay, que governou o país de 1978 a 1982.
Os apoiadores se reuniram do lado de fora do hospital em Bogotá, iluminando velas e segurando crucifixos enquanto oravam por sua recuperação.
O Partido de Uribe disse em comunicado no sábado (7) que um “indivíduo armado” havia atirado no senador nas costas.
O líder do partido, ex -presidente Álvaro Uribe, descreveu o tiroteio como um ataque a “uma esperança para o país”.
Miguel Uribe – que não está relacionado a Álvaro – é senador desde 2022. Ele trabalha como secretário de Governo de Bogotá e vereador da cidade.
Ele também concorreu à prefeitura em 2019, mas perdeu essa eleição.
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings