A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) começa nesta segunda-feira (10), em Belém (PA), e segue até 21 de novembro. Realizado pela primeira vez na Amazônia, o evento reúne líderes globais, negociadores, cientistas e representantes da sociedade civil para discutir medidas de contenção do aquecimento global e formas de financiar a transição climática nos países em desenvolvimento.
143 delegações dos 198 países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC) confirmaram a sua presença. A conferência deverá reunir cerca de 50 mil pessoas, entre negociadores e representantes de movimentos sociais e ambientais.
Objetivos e temas centrais da conferência
O principal objetivo da COP30 é definir ações concretas para limitar o aumento da temperatura média global a 1,5°C até ao final do século, meta estabelecida pelo Acordo de Paris, assinado em 2015. A conferência procura acelerar a implementação dos compromissos assumidos nas COP anteriores e rever as metas nacionais de redução de emissões, conhecidas como NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas).
Entre os temas em debate estão:
- Redução das emissões de gases com efeito de estufa;
- Financiamento climático para países em desenvolvimento;
- Adaptação às alterações climáticas;
- Transição energética e utilização de tecnologias renováveis;
- Preservação das florestas e da biodiversidade;
- Justiça climática e inclusão dos povos tradicionais.
Financiamento climático é foco das negociações
O principal desafio da conferência é mobilizar recursos para o financiamento climático. As presidências da COP29 (Azerbaijão) e da COP30 (Brasil) lançaram o “Roteiro de Baku a Belém”, um plano que visa angariar 1,3 biliões de dólares por ano até 2035 para apoiar os países em desenvolvimento na transição verde.
Leia mais:
Casa Branca confirma ausência dos EUA na COP30
“Fernando de Noronha dá exemplo para o mundo”, diz Alexandre Silveira sobre descarbonização na COP30
A COP29 definiu que as nações desenvolvidas devem liderar o esforço com pelo menos US$ 300 bilhões anuais, valor considerado insuficiente pelos países emergentes. O novo plano busca ampliar essa contribuição e estabelecer critérios mais transparentes de transferência e rastreabilidade.
Até Fevereiro de 2025, todos os países deverão ter actualizado os seus NDC, alinhando-os com o objectivo do Acordo de Paris. No entanto, apenas 64 países cumpriram o prazo, representando cerca de um terço dos signatários.
Objectivos da União Europeia e ausência dos EUA
Entre as atualizações mais aguardadas estava a da União Europeia, que apresentou sua nova meta climática poucos dias antes da abertura da reunião, na última quarta-feira (5). Após intensas negociações entre os Ministros do Ambiente dos 27 Estados-membros, o bloco anunciou o compromisso de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa entre 66,25% e 72,5% até 2035 (em comparação com 1990) e 90% até 2040.
Os Estados Unidos não enviaram uma delegação oficial à COP30. Mesmo sem representação do governo federal, mais de 100 estados e municípios americanos estarão presentes com agendas próprias de descarbonização e metas regionais de neutralidade de carbono, formando a maior delegação subnacional no evento, perdendo apenas para a brasileira.
Importância estratégica da COP30 em Belém
A realização da conferência em Belém, no coração da Amazônia, tem forte simbolismo político e ambiental. O Brasil busca consolidar-se como líder global em financiamento climático, preservação de florestas tropicais e questões de economia verde, ao mesmo tempo em que tenta atrair novos compromissos para o Fundo Amazônia e iniciativas de restauração florestal.
As negociações de Belém são consideradas decisivas para o próximo ciclo do Acordo de Paris, que estabelece metas de mitigação e financiamento para 2035, marcando o início de uma década decisiva para a contenção do aquecimento global.
–
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos