A Appian Capital Advisory Limited (Appian), consultora de investimentos para fundos de capital privado focados em valor de longo prazo que investem em metais, mineração e indústrias adjacentes, anunciou o lançamento de um fundo crítico de minerais, metais e mineração para mercados emergentes em parceria com a Corporação Financeira Internacional (IFC), membro do Grupo Banco Mundial.
O Fundo terá um compromisso de capital total de até US$ 1 bilhão (R$ 5,4 bilhões) e investirá juntamente com os fundos existentes e sucessores da Appian, apoiando o desenvolvimento de projetos de mineração responsáveis e de alto impacto para commodities essenciais ao acesso à energia, indústrias críticas e tecnologias do futuro.
A IFC será a âncora do Fundo, com uma contribuição inicial de 100 milhões de dólares. Capital adicional será mobilizado pela IFC Asset Management Company (AMC). O Fundo investirá em capital, crédito e royalties, com o mandato de gerar fortes retornos financeiros, contribuindo ao mesmo tempo para o impacto no desenvolvimento, a criação de emprego e melhores resultados para a comunidade.
É o primeiro fundo mineiro centrado exclusivamente nos mercados emergentes, visando minerais e produtos essenciais necessários para o crescimento económico, a transição energética e as principais tecnologias digitais. Representa o primeiro fundo da IFC estabelecido em parceria com um investidor de capital privado em metais e mineração.
Todos os investimentos estarão sujeitos aos padrões ESG e de desempenho da IFC, que atendem ou excedem as melhores práticas internacionais em mineração responsável.
O primeiro investimento do Fundo é no projeto Santa Rita da Atlantic Nickel no Brasil. Este é um coinvestimento em conjunto com a Appian para avançar no desenvolvimento subterrâneo de um ativo de níquel-cobre-cobalto em grande escala com uma vida útil de mais de 30 anos.
A IFC e a Appian têm uma relação de investimento de dez anos, incluindo dois investimentos em África em terras raras e ouro, que resultaram na construção e desenvolvimento de minas bem-sucedidas.
Gerenciado pela Appian, o Fundo co-investirá juntamente com o Appian Natural Resources Fund III e o Appian Credit Strategies Fund I (juntos, os fundos), bem como com futuros fundos da Appian. Terá como alvo investimentos de capital, crédito e royalties nas indústrias metalúrgica, mineira e adjacentes em mercados emergentes, com foco em África e na América Latina. Todos os investimentos feitos através do Fundo devem atender aos rigorosos critérios de desempenho e aos padrões ambientais, sociais e de governança (ESG) da IFC.
O Fundo concordou em investir na mina brasileira de níquel-cobre-cobalto Santa Rita, localizada no estado da Bahia, que está atualmente em transição para a produção subterrânea. Espera-se que a mina aumente a produção para aproximadamente 30.000 toneladas por ano de níquel equivalente, com uma vida útil superior a 30 anos. A mina é propriedade da Atlantic Nickel, uma afiliada integral da Appian. A IFC está investindo exatamente nos mesmos termos que outros investidores, com os termos acordados após avaliações independentes do ativo pelo Citi e pelo Standard Chartered.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos