O grupo de bens de consumo Unilever está a adiar a cisão da sua unidade de gelados Magnum devido à paralisação do governo dos EUA, disse a empresa na terça-feira, em mais um exemplo de perturbação global dos negócios.
A Unilever, fabricante do sabonete Dove e da maionese Hellmann’s, disse que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) não pode considerar efetiva a declaração de registro exigida para que as ações da The Magnum Ice Cream Company sejam listadas e negociadas na Bolsa de Valores de Nova York.
A listagem primária foi originalmente agendada para 10 de novembro em Amsterdã, com listagens secundárias planejadas para Nova York e Londres. A Unilever manterá uma participação de 19,9% no negócio de sorvetes, que inclui Magnum, Ben & Jerry’s e Cornetto.
leia mais
EXCLUSIVO: CMO da Unilever revela nova estratégia para conquistar a geração mais jovem
A Unilever ganha menos do que o esperado, mas as vendas subjacentes, por favor
Custo para a economia dos EUA
O atraso destaca as perturbações causadas pela paralisação de três semanas do governo dos EUA, que atingiu os IPOs e o setor da aviação. Espera-se que custe à economia dos EUA até 15 mil milhões de dólares por semana em perda de produção.
A empresa de energia verde e tecnologia DeepGreenX Group, sediada em Seul, retirou sua declaração de registro para listagem direta nos Estados Unidos na segunda-feira, após não conseguir se comunicar com a equipe da SEC.
O negócio independente de gelados Magnum é um teste ao apetite dos investidores por um produto rico em açúcar no seu maior mercado, numa altura em que a administração do presidente dos EUA, Donald Trump, se esforça para “tornar a América saudável novamente”.
Os analistas esperam que a divisão beneficie a Unilever e a Magnum, permitindo que ambos os negócios se tornem mais focados.
A Unilever disse que o trabalho preparatório para a cisão está em andamento e progredindo bem, e que continua comprometida em concluir o processo este ano. As ações da empresa caíram 0,69% nesta terça-feira, apenas um pouco atrás das rivais.
“Não estamos preocupados com o atraso”, disse Anna Farmbrough, gerente de portfólio de qualidade no Reino Unido da Ninety One, investidora da Unilever.
“O momento da listagem não é especialmente importante no contexto mais amplo – o que importa é a qualidade do negócio subjacente e as suas perspectivas de crescimento a longo prazo.”
Análise de IPO é interrompida
O regulador do mercado dos EUA suspendeu as revisões do IPO durante o encerramento, embora no início deste mês tenha facilitado o caminho para as empresas prosseguirem com as cotações, apesar do impasse político.
As empresas são normalmente impedidas de estrear em Wall Street durante os períodos em que o Congresso não aprova o financiamento para operações governamentais porque as autoridades não conseguem rever e aprovar declarações de registo.
Isso levantou preocupações entre os investidores de que o impasse partidário em Washington poderia prejudicar o mercado de IPOs.
As empresas podem permitir que os seus registos entrem em vigor automaticamente, o que envolve definir o preço do IPO 20 dias antes da cotação, em vez de finalizá-lo na véspera de uma revisão da SEC, mas isto pode aumentar o risco de erros.
Apesar do atraso, a Unilever realizou esta terça-feira uma assembleia geral, na qual os acionistas votaram a favor da proposta de consolidação do seu capital social. No entanto, o cronograma de implementação também será revisado, disse a empresa.
__
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos