Heineken deu um passo além da produção de cerveja no Brasil, lançando a Heineken Spin, um modelo de negócios sustentável que busca equilibrar a lucratividade e o objetivo. Criado em 2022, a iniciativa já atingiu R $ 256 milhões em receitas no primeiro ano de operação, após um investimento inicial de R $ 150 milhões.
O Rodar É baseado em quatro pilares estratégicos: Agricultura regenerativa, circularidade de vidro, energia renovável e marcas de impacto. Está posicionado como uma unidade auto-sustentável da empresa.
“O SPIN não é um projeto, é uma nova maneira de fazer negócios. A sustentabilidade não é apenas o investimento, é um modelo que gera lucro e representa o futuro”, diz Mauro Homem, vice -presidente de sustentabilidade e assuntos corporativos do grupo Heineken, em entrevista ao relatório.
Ogricultura regenerativa: R $ 37 milhões até 2030
Na frente da agricultura regenerativa, a empresa plantou 200 mil mudas nativas da Floresta Atlântica em 142 hectares na ITU (SP), integrando o projeto com sistemas de agroflorestas de limão. Até 2030, esse pilar pode gerar R $ 37 milhões em receita para a empresa e evitar despesas estimadas em US $ 53 milhões em 20 anos com reduções de emissões de carbono.
Na circularidade do vidro, três cubos foram inaugurados em Pernambuco, Bahia e Espírito Santo. Juntos, eles já processaram um volume equivalente a 9,13 milhões de garrafas de pescoço compridas, em parceria com as cooperativas de 43 Pickers.
No pilar das marcas de impacto, o Praya, Mamba Water e Baer-Mate, Better Drinks, teve um crescimento da produção quatro vezes maior em um ano, expandindo a presença de 10.000 para mais de 60.000 pontos de venda entre 2024 e 2025.
No campo de energia renovável, o programa Green da Heineken Energy excedeu 45.000 contratos assinados, e o objetivo é expandir para novos locais nos próximos meses.

Contribuição para a agenda global
Globalmente, a Heineken é guiada pela fabricação de um mundo de agendamento melhor, que prioriza os impactos ambientais, sociais e de governança. Spin nasceu como uma resposta prática a esses compromissos, mas com o DNA brasileiro.
“Spin representa uma contribuição brasileira para a agenda global de Heineken. É um modelo pioneiro que pode inspirar outras operações a adotar abordagens colaborativas, regionais e orientadas para o impacto”, diz ele Mauro Man.
Sem as projeções de receita de abertura, a empresa confirma que novos rótulos não alcoólicos devem ser lançados sob o guarda-chuva de marcas de impacto, com expansão de distribuição para o nordeste. Além disso, novos hubs de reciclagem, como Alagoas, estão planejados e a expansão dos sistemas agroflorestais.
A expectativa é que o modelo, idealizado no Brasil, possa servir como referência para outras operações multinacionais.
“Mais do que uma solução local, o spin mostra que é possível crescer com responsabilidade sem desistir da lucratividade. Esse modelo pode inspirar diferentes operações globais a adotar práticas de impacto com sólidos resultados financeiros”, conclui o executivo.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings