Com a manutenção parcial do decreto que elevou o imposto sobre operações financeiras (IOF), o orçamento de 2025 terá R $ 20,7 bilhões divulgados, os ministérios de finanças e planejamento foram relatados recentemente.
O valor está contido no relatório de avaliação de receita e despesas bimestrais, um documento enviado ao Congresso a cada dois meses que orienta a execução do orçamento. Em maio, o governo havia congelado R $ 31,3 bilhões do orçamento.
Com a decisão, o volume de recursos congelados cai para US $ 10,6 bilhões. Todo o dinheiro liberado vem dos fundos que eram contingentes, temporariamente bloqueados para atingir o objetivo do resultado primário.
Embora a Lei das Diretrizes Orçamentárias de 2025 (LDO) defina zero alvo de resultado primário (nem déficit nem excedente), a equipe econômica considerou o limite de tolerância mais baixo, que permite um déficit de US $ 31 bilhões para este ano.
Leia mais:
Bolsa Familia: 958 mil famílias superam a pobreza e deixam o programa
Ministério do Desenvolvimento Agrário Respostas MST Letter que exige a reforma agrária
Apesar de liberar os fundos, o governo bloqueou as despesas discricionárias (não -padronizadas) de US $ 100 milhões para atender ao limite dos quadros de impostos, que prevê o crescimento de gastos até 2,5% acima da inflação para este ano. O volume de fundos bloqueados no orçamento aumentou de R $ 10,6 bilhões para R $ 10,7 bilhões.
A liberação de R $ 10 bilhões por órgãos e ministérios será detalhada no dia 30, quando o governo publicou um decreto presidencial com os limites de compromisso (autorização de gastos).
Resultado primário
Para justificar a interrupção, o relatório levantado em R $ 27,1 bilhões na previsão de receitas líquidas (receita federal, transferências obrigatórias com desconto para estados e municípios). A previsão de fala aumentou R $ 5 bilhões.
Com a combinação de aumento de receita e despesas, o déficit primário estimado em 2025 caiu de US $ 97 bilhões para US $ 74,1 bilhões. Esse valor considera gastar fora da estrutura tributária, como créditos precários e extraordinários. Ao considerar apenas as despesas dentro da estrutura tributária, a previsão de déficit primário cai de R $ 51,7 bilhões para R $ 26,3 bilhões.
O déficit primário representa o resultado negativo de contas governamentais sem juros sobre dívidas públicas. Iof e receitas em maio, o governo havia congelado R $ 31,3 bilhões. Sem o decreto de IOF, o governo teria que congelar outros R $ 20,5 bilhões, aumentando a retenção de gastos discricionários para R $ 51,8 bilhões.
O congelamento desse valor ameaçaria o funcionamento da máquina pública. Após sucessiva desidratação e uma decisão do ministro da Suprema Corte (STF) Alexandre de Moraes, o governo reduziu para R $ 11,55 bilhões a cobrança esperada com o decreto de IOF este ano. A previsão da receita líquida, no entanto, aumentou R $ 27,1 bilhões e permitiu a reversão completa da contingência anunciada em maio.
Em relação ao aumento da receita, a maior parte dos R $ 17,9 bilhões vem do aumento da previsão de royalties deste ano, que inclui a aprovação do projeto de lei que autoriza R $ 15 bilhões de leilões de petróleo adicionais na camada de pré-sal.
Em seguida, cheguem US $ 2,4 bilhões em relação às estimativas de receita do IRS, associadas ao aumento de US $ 12,2 bilhões em receitas de imposto de renda, desidrataram a desidratação de US $ 10,2 bilhões do decreto IOF original.
Em relação ao imposto de renda, as estimativas consideram a medida provisória que eleva a cobrança de investimentos de indivíduos e entidades legais e pretende reforçar os cofres federais para R $ 10,5 bilhões. Ainda existem US $ 1,7 bilhão associados ao crescimento do lucro. Também contribuiu para o aumento da estimativa das receitas, a entrada de R $ 1,8 bilhão em contribuições para a Seguridade Social, devido à recuperação do emprego formal.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings