Mesmo com a liderança da Tesla por uma grande margem no mercado de veículos elétricos dos EUA (EVS), a General Motors disse na terça-feira (22) que garantiu a vice-liderança e acredita ter uma “vantagem natural” nesse setor.
Os executivos da GM declararam, durante a disseminação de resultados trimestrais, que a empresa está focada em aumentar a lucratividade dos carros elétricos. Quando perguntado como a GM pretende atingir esse objetivo, pois a Tesla também enfrenta esse desafio, o CFO Paul Jacobson explicou que a diversidade da linha GM, incluindo combustão e veículos elétricos, é um ativo importante diante das variações de demanda.
Diversificação de linha como um ativo para GM
“Todo mundo fala sobre a simplicidade e a escala de Tesla”, disse Jacobson. “E, na verdade, em alguns segmentos mais restritos, eles têm essa vantagem e conseguiram colher bons frutos. Seu mérito. Por outro lado, também deixa a empresa exposta a uma demanda muito volátil”.
Atualmente, a GM oferece 12 modelos elétricos, enquanto a Tesla tem cinco. A Tesla, no entanto, não divulga vendas separadas por modelo, apenas em grupos.
Os comentários de Jacobson vêm quando as montadoras lidam com a demanda instável por carros elétricos, agravados pelo novo pacote fiscal do presidente dos EUA, Donald Trump, que deve encerrar o crédito fiscal de US $ 7.500 no preço atual) para novos carros elétricos e US $ 4.000 (US $ 22.28.000) para usados em 30 de setembro.
Leia mais:
As violações da Amazon prometem não mover os preços em uma postura divergente da adotada pelo Walmart
A União Europeia acusa a French Vivendi de influenciar as decisões de Lagardère antes da aprovação oficial do negócio
De acordo com a empresa de consultoria Cox Automotive, as novas vendas de carros elétricos no segundo trimestre de 2025 caíram 6,3% em relação ao ano passado. Este é apenas o terceiro retiro gravado até agora.
Também de acordo com a Cox Automotive, as vendas aumentaram 4,9% no primeiro trimestre de 2025. Segundo a analista sênior Stephanie Valdez, esse aumento pode ser o começo de uma corrida para comprar carros elétricos antes que o benefício fiscal termine.
Valdez prevê que o terceiro trimestre de 2025 será de vendas recordes de novos carros elétricos, mas que o mercado deve despencar no último trimestre do ano, já se ajustando à “nova realidade” sem o incentivo fiscal.
Apostas da GM a longo prazo, apesar das incertezas
O CEO da GM, Mary Barra, reconheceu que o crescimento de carros elétricos era mais lento do que o esperado, mas disse na teleconferência dos resultados na terça-feira que “acreditamos que o futuro a longo prazo é a produção lucrativa de eletricidade, e este ainda é o nosso norte”.
No meio dessa demanda instável, um relatório do Barclays divulgado em 17 de julho apontou que as demandas e os fundamentos da Tesla ainda são frágeis, embora a empresa tenha destacado seus projetos de veículos autônomos e robotaxia.
No segundo trimestre, a Tesla entregou cerca de 384.000 veículos, uma queda de 14% em relação ao ano anterior e o segundo trimestre seguido por Low. Essas entregas são o número mais próximo que a Tesla divulga as vendas, mas o conceito não é detalhado nos relatórios da empresa.
Mesmo assim, a Tesla ainda lidera o mercado de carros elétricos off. As vendas da GM Electric totalizaram 46.300 no trimestre, mais que o dobro dos 21.900 no ano passado. Esse número, no entanto, representa apenas uma pequena parte do total de 974.000 veículos vendidos pela montadora de Detroit no mesmo período.
A Cox Automotive apontou que as 78.000 elétricas vendidas pela GM no primeiro semestre de 2025 já excedem o volume do mesmo período de 2024 a mais que duas vezes.
Flexibilidade para enfrentar mudanças no mercado
Jacobson declarou na teleconferência que a GM está preparada para oscilações sob demanda por eletricidade porque apostou em fábricas flexíveis, investindo em veículos elétricos e de combustão.
“Essa flexibilidade de poder alternar entre carros elétricos e combustão, atendendo ao que o cliente está procurando, é uma vantagem natural nossa. Se a demanda por eletricidade cair, podemos compensar parte dos custos de fábricas que aumentam a produção de modelos de combustão”, explicou Jacobson.
Ele citou como exemplo os novos investimentos da GM em Spring Hill Factories, Tennessee e Fairfax, no Kansas. No mês passado, a GM anunciou um investimento de US $ 4 bilhões (R $ 22,28 bilhões) em várias plantas nos EUA, com planos de aumentar a produção de veículos de combustão e energia elétrica no país.
A GM informou que a Chevrolet ocupa a segunda posição e o Cadillac é o quinto no ranking de marcas de carros elétricos.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.