Uma pesquisa realizada pela Pinion, uma empresa de pesquisa de mercado especializada em dados competitivos e comportamentais, identificou que 33% dos brasileiros costumam usar a inteligência artificial (IA) frequentemente na vida cotidiana.
A pesquisa, realizada em maio de 2025, com 917 entrevistados de todas as regiões do país, mostra que, embora o uso de avanços tecnológicos, haja barreiras relacionadas ao desconforto e preocupações sobre as relações humanas.
Segundo o estudo, 51,5% dos entrevistados citaram o ChatGPT como a primeira ferramenta de IA que vem à mente. A percepção de conforto na interação com a tecnologia, no entanto, varia entre os sexos. Entre os homens, 43,1% disseram que sempre se sentiam confortáveis em usar IA, enquanto entre mulheres essa porcentagem era de 33%.
As justificativas para desconforto também diferem. Os homens têm medo de se tornar dependentes da tecnologia. As mulheres apontaram a perda de capacidade crítica como a principal preocupação.
Para Talita Castro, CEO da Pinion, os dados mostram que o público brasileiro aceita novas tecnologias, mas espera responsabilidade. “A percepção de gênero que identificamos na pesquisa é uma reflexão importante sobre como diferentes experiências moldam a relação com a tecnologia. As mulheres mostram mais desconforto e medo sobre os efeitos da IA no pensamento crítico, reforçando a necessidade de desenvolver soluções que promovam diferentes públicos”, disse ele.
Leia também:
“O Rio de Janeiro possui infraestrutura de energia única para centros de data e inteligência artificial”, diz CEO da Elea
Mattel aposenta em inteligência artificial e anuncia parceria com o Openai
O Google Brasil anuncia US $ 5 milhões para treinamento em inteligência artificial no terceiro setor
Distância humana e mercado de trabalho entre os principais medos
Entre os entrevistados, 45,6% apontaram para o distanciamento humano humano e profissional – como o maior risco relacionado ao uso da IA. Outros 35,7% expressaram preocupação em perder o emprego pela tecnologia, e a mesma proporção relatou medo de ser considerado menos competente por usar ferramentas baseadas em IA.
A pesquisa também revelou que 61,6% dos entrevistados acreditam que já conversaram com uma IA sem perceber. A interação com as ferramentas geralmente requer dois a três avisos para atingir a resposta desejada.
O uso varia de acordo com a faixa etária
O estudo mostrou que o uso da tecnologia é mais intenso entre jovens de 18 a 34 anos, especialmente para fins educacionais. Entre os brasileiros com mais de 35 anos, o foco está no local de trabalho. Além disso, 37% disseram que usavam a IA todos os dias e 70,5% disseram que recorriam a essas ferramentas para esclarecer dúvidas sobre questões específicas.
Expectativas para a aplicação da IA no futuro
Para o futuro, 69,8% dos entrevistados acreditam que a IA pode contribuir para a análise de cenários econômicos e sociais. Outros usos citados foram a previsão de desastres ambientais, identificação de ameaças cibernéticas e combate a fraude financeira.
Segundo Talita Castro, a consolidação da IA no Brasil dependerá de fatores relacionados à comunicação e transparência das empresas. “Com os dados, observamos que a confiança dos brasileiros depende menos da própria tecnologia e mais sobre como ela é comunicada e aplicada. A IA está na rotina, mas só será totalmente adotada quando houver transparência sobre o uso de dados e cuidados em soluções”, explicou.
Ela acrescentou que a sociedade procura participar desse processo de transformação. “O brasileiro quer se sentir parte do processo de transformação tecnológica. A confiança virá à medida que as empresas demonstram responsabilidade pela privacidade, segurança e impactos sociais da IA”, concluiu.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings