DF – IOF/Mudanças/Governo/Decreto/Ontem – Política – O Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos -pb), durante a ordem do dia da sessão plenária de quarta -feira, 25 de junho de 2025, que chamou a agenda do PDL (Projeto Legislativo de Decreto) que sustentaram as efeitos de Lula. Em 383 votos para 98, o plenário da Câmara aprovou na noite de quarta -feira, 25, o projeto de decreto do governo que elevou o IOF. 25/06/2025 – Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo
Prefeito Hugo Motta.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (republicanos-PB), disse na sexta-feira (11) que o Parlamento está ciente das conseqüências das tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos e reafirmou o compromisso da Câmara na defesa da indústria nacional.
Motta informou, em um post X (ex -Twitter), que conversou com o vice -presidente da República e Ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin e o presidente da Embraer Francisco Gomes Neto.
Leia mais:
Lula diz que recorrerá à OMC e à BRICS contra a possível tributação dos EUA
Tarcísio discute tarifas com os negócios da Embaixada dos EUA no comando: “Você precisa negociar”
“Se não tivermos o mercado dos EUA, encerraremos a atividade”, diz o presidente da União de Iron Gusto de Maranhão,
Segundo ele, ambos relataram os impactos negativos que a tributação anunciada pelo governo dos EUA pode causar setores estratégicos da economia brasileira.
“Reafirmei que a Câmara dos Deputados acompanha as consequências e está disponível para agir firmemente em defesa dos interesses de nosso setor produtivo, nossa economia e a proteção dos empregos dos brasileiros que podem ser afetados direta ou indiretamente pelas medidas”, disse Motta.
O governo dos Estados Unidos anunciou no início desta semana a imposição de 50% de tarifas sobre importações de vários países, incluindo o Brasil, efetivo a partir de 1º de agosto. A medida foi justificada por razões de segurança nacional e causou uma forte reação dos líderes políticos e empresariais.
Segundo pronunciamento
Esta é a segunda vez que Motta fala sobre tarifas. Na quinta -feira passada (10), o presidente do Senado Federal, David Alcolumbre, divulgou uma posição conjunta defendendo uma resposta baseada no diálogo diplomático e nas relações comerciais.
Os líderes apontaram que o Parlamento seguirá de perto os desenvolvimentos e mencionaram a Lei da Reciprocidade Econômica, aprovada anteriormente pelo Congresso como um instrumento para proteção da soberania
De acordo com a nota, o Legislativo está preparado para agir com “equilíbrio e firmeza” na defesa da economia, no setor produtivo e empregos no Brasil. A sinalização é que o Congresso buscará soluções conjuntas com o executivo para enfrentar o impacto da medida adotada pelo governo dos EUA. A legislação citada na manifestação permite que o Brasil adote medidas equivalentes sempre que há ações consideradas prejudiciais pelos parceiros de negócios.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings