Com 50% de taxas do presidente dos EUA, Donald Trump, produtos como o café, que têm um mercado muito grande nos Estados Unidos, podem ser muito afetados. Em uma entrevista exclusiva para o Times Brasil – CNBC licenciado exclusivo, Eduardo Heron, diretor técnico da Cecafé, explica os impactos dessas tarifas na cadeia de café brasileira.
Segundo Heron, o Brasil e os Estados Unidos sofreram impactos econômicos nas tarifas, pois “cerca de 76% dos americanos consomem café hoje nos Estados Unidos e o Brasil tem 32% desse mercado”. Assim, o primeiro problema apontado seria reabastecer essa quantidade de café no mercado dos EUA.
Além disso, ressalta que no ano passado o Brasil teve um crescimento de 32% nas remessas de café para os EUA, atingindo uma marca histórica de 1,1 milhão de sacolas, e os EUA aumentaram a compra de café brasileiro em 34%. Assim, o crescimento que o mercado estava sofrendo também será impactado.
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra comercial
Café, ovos e margarina lidera preços altos em 2025, aponta pesquisas
O impacto das taxas no café é “brutal” para a economia dos EUA, diz o especialista
Heron ressalta que o diálogo será importante para as negociações com o presidente dos EUA para “mitigar os riscos com esse grande mercado de consumidores de café” e que um possível caminho é que o café faz parte da exceção dos produtos com diminuição da tarifa, precisamente devido ao tamanho do mercado.
“É realmente um caminho que suaviza esse impacto de 50% de tarifa em um produto que não existe hoje nos Estados Unidos, que é o café brasileiro”.
O diretor da CecaFé também explica que não há certa previsão de que valor das tarifas seria o ideal para o café brasileiro, mas que o produto não pode perder espaço no mercado e competitividade, evitando danos e desvalorização. “Entendemos que a porcentagem [ideal] Seria quem garantiu competitividade, assim como nossos concorrentes ”;
Heron também ressalta que os impactos ocorreram em toda a cadeia de produção, já que hoje cerca de 125 empresas brasileiras exportam café para os Estados Unidos e cada contêiner enviado tem a participação de 50 a 100 produtores.
“Falamos sobre empresas que perdem a competitividade, do país que perde competitividade, participação de mercado, mas também os produtores que fazem café de qualidade, sustentabilidade para servir esse mercado americano, que será prejudicado e também gerando problemas sociais no Brasil”.
Para o diretor, a alternativa para expandir os mercados “tempo de demanda, investimento” e que é volátil. “Acho que o desafio para você continuar buscando os novos mercados, abrindo novos volumes, isso é saudável para todo o agronegócio brasileiro, mas de qualquer maneira os Estados Unidos continuam sendo um ótimo comprador”, disse ele.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings