O partido de extrema direita japonês Sanseito aumentou o número de representantes na Câmara Alta do Japão do Parlamento de 4 para 14 nas eleições de domingo passado (20).
Com a campanha marcada pelo lema “Japonês Primeiro”, o partido ganhou popularidade depois de canalizar votos entre jovens, conservadores e insatisfeitos com o governo do primeiro -ministro Shigeru Ishiba.
Os resultados levam o partido a ser a terceira maior força de oposição no Conselho Superior, após o Partido Democrata Constitucional do Japão (CDP) e o Partido Democrata do Povo (DPP). O Partido Democrata Liberal de Ishiba conquistou 100 cadeiras e o Partido Komeito, que compõe a base do governo, 21. O Parlamento tem 248 cadeiras, insuficientes para governar.
Leia também: As eleições do Japão complicam as negociações comerciais com os EUA
Embora os assentos de Sansito sejam insuficientes para ter poderes reais na política do Japão, o crescimento foi relatado pela imprensa japonesa e internacional como um sintoma da crescente insatisfação dos japoneses com o Partido Liberal por escândalos e aumento do conservadorismo e discurso anti-imigrante.
A Sanseito ganhou os votos com uma campanha anti-imigrantes, contra turistas e políticas liberais do governo, como a permissão do casamento entre pessoas do mesmo sexo.
O partido foi criado em 2020 pelo político Sohei Kamiya, ex -membro do Partido Liberal entre 2012 e 2015. Kamiya criou o subtítulo de um canal conservador do YouTube e apareceu nas eleições de 2022 com um discurso de vacina.
Com quatro assentos conquistados naquele ano, ele ganhou espaço para debates na televisão e adicionou um discurso de política mais radical, ecoando os discursos de Donald Trump nos EUA, condensados no lema da campanha – uma referência ao “American First” de Trump.
“O lema japonês no primeiro” pretendia expressar a reconstrução dos meios de subsistência do povo japonês através da resistência ao globalismo. Não estou dizendo que devemos proibir completamente estrangeiros ou que todos os estrangeiros devem deixar o Japão “, disse o líder do partido, 47 anos, em entrevista ao canal local Televisão Nippon Após a eleição.
Kamiya também apresenta um discurso retórico anti-china mais forte e isolado, em contraste com as abordagens entre Tóquio e Pequim, fabricadas pelo governo de Ishiba. O primeiro -ministro também promoveu mudanças recentes no Japão para tornar as regras de imigração mais flexíveis e contêm a crise demográfica do país, o que dificulta o trabalho e a economia japonesa.
A rejeição de imigrantes e insatisfação com o turismo descontrolado no Japão são temas que permeiam todo o espectro político japonês, presentes da direita para a esquerda. No entanto, o discurso de Sanseito reverberou junto com as desinformações nas redes sociais.
De acordo com um relatório do jornal chinês do South China Morning Post, pelo menos uma reivindicação falsa circulava na Internet: a declaração de que 30% das famílias com benefício social eram estrangeiras. Os tópicos de crimes cometidos por imigrantes no Japão atingem vistas crescentes em fóruns virtuais, embora os estrangeiros cometam crimes no Japão entre 2000 e 2023, acrescentou o jornal.
No mesmo período, a população estrangeira no país cresceu de 1% para 2,5%.
O crescimento eleitoral da extrema direita japonesa também reflete a frustração com o atual governo, dizem os analistas. “Este não é o começo de algo como a reforma do Reino Unido, muito menos o MAGA de Trump (‘Make America Great Again’)”, escreveu o Gearoid Reidy da agência de notícias Gearoid Reidy Bloomberg.
“Existem alguns fatores simples que aumentam a ascensão do Sanseito. O primeiro é a falta de alternativas. O Partido Democrata Liberal, tradicionalmente no poder, é profundamente impopular”, acrescentou ele com o argumento que lida com um voto de protesto.
O BBCJeffrey Hall, professor de estudos japoneses da Universidade de Estudos Internacionais de Kanda, no Japão disse que o apoio também é para votação contrária ao governo de Ishiba. “O primeiro -ministro Ishiba não é considerado conservador por muitos apoiadores do ex -primeiro -ministro [Shinzo] Abe ”, ele disse.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings