O Irã tem sinalização “urgentemente” que busca o fim das hostilidades com Israel e que deseja retomar as negociações sobre seu programa nuclear, desde que os EUA não se juntem ao conflito. As mensagens seriam enviadas para israelenses e americanos através de intermediários árabes, disseram autoridades do Oriente Médio e Europeias. Segundo as fontes, a mensagem de que “continha violência” é benéfica para os dois lados também foi passada para Israel.
Garantir uma pausa na violência pode dar espaço ao Irã para se reagrupar e pressionar internacional contra a campanha israelense, bem como uma vitória para Teerã manter Washington fora da luta com suas capacidades de destruição de bunkers militares.
Teerã parece apostar que Israel não pode se dar ao luxo de “ficar preso” em uma guerra de atrito e teria que procurar uma solução diplomática eventualmente, disseram diplomatas árabes que conversaram com os iranianos. As autoridades iranianas disseram que acham que Israel não tem uma estratégia de saída clara e precisaria de ajuda para causar danos significativos a alvos, como a instalação de enriquecimento de urânio de Fordw, que é enterrada sob uma montanha.
Leia mais
“Guerra pode fechar o estreito do hormuz e o preço do petróleo”, alerta o diretor da CBIE
Os mercados subestimam o conflito entre Israel e o Irã; Estrategistas alertam sobre complacência
O Irã disse às autoridades árabes que poderia acelerar seu programa nuclear e expandir o escopo da guerra se não houver perspectiva de retomar as negociações com os EUA. No entanto, não há indicação de que o Irã esteja pronto para fazer novas concessões nas negociações nucleares, disseram os intermediários árabes.
Antes do ataque, um funcionário israelense disse que o fim do enriquecimento era o mínimo que Israel poderia aceitar do Irã. Fontes: Dow Jones Newswires.
“O Irã não está vencendo esta guerra”, diz Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que há sinais de que o Irã quer falar sobre um baixo de conflito com Israel sem mais detalhes sobre o assunto.
“O Irã não está superando essa guerra. Eles precisam negociar o mais rápido possível antes que seja tarde demais”, disse Trump durante uma conferência de imprensa antes da reunião bilateral com o primeiro -ministro do Canadá, Mark Carney, durante o G7.
“Temos um ótimo relacionamento com o Canadá e o foco principal de nossas discussões será o comércio com os canadenses, mas vamos falar sobre outros assuntos, se houver tempo”, disse Trump. Ele acrescentou que se vê como uma “pessoa de tarifas”, o oposto do primeiro -ministro canadense, segundo o republicano. “Um acordo com o Canadá é completamente alcançável em dias ou semanas, mas ambas as partes devem concordar”, afirmou.
Trump também acrescentou que acredita que foi um “erro” remover a Rússia do G7, enquanto afirmou que não se importaria se a China ingressou no grupo. Durante seu discurso, o presidente dos EUA ainda reiterou seu apoio a Israel.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings