Com o aumento do custo de vida e da incerteza econômica global pressionando financeiramente, muitos expatriados descobrem que morar no exterior pode ser mais leve aos seus bolsos.
Pelo quinto ano consecutivoO Vietnã é apontado como o país mais acessível do mundo Quando se trata de finanças pessoais, de acordo com as internações, a plataforma on -line e a comunidade global de expatriados.
Realizada anualmente desde 2014, o estudo reuniu percepções de mais de 10.000 expatriados de 172 nacionalidades que vivem em países e territórios em todo o mundo.
Leia também:
Os passaportes mais poderosos de 2025; Veja a classificação
O Brasil é o sétimo no ranking de crescimento econômico com 40 países
Os participantes da pesquisa para a taxa de finanças pessoais foram convidados a avaliar sua satisfação com a situação financeira, o custo de vida em geral e, se a renda doméstica disponível foi suficiente para levar uma vida confortável no país de residência.
Os 10 destinos mais acessíveis para os expatriados:
- Vietnã (mais acessível)
- Colômbia
- Panamá
- China
- Tailândia
- Indonésia
- Filipinas
- México
- Malásia
- Brasil
Os países asiáticos dominaram a lista em termos de finanças pessoais para expatriados, com cinco dos dez primeiros do sudeste da Ásia: Vietnã, Tailândia, Indonésia, Filipinas e Malásia.
“Comparado a 2024, nove dos 10 principais países mantêm essa posição. Somente a Malásia (9) é uma nova entrada, subindo da 11ª posição no ano passado”, diz o relatório. Vale ressaltar que nenhum país europeu apareceu na lista.
No Vietnã, 89% dos entrevistados ficaram satisfeitos com o custo geral de vida, enquanto 87% disseram que sua renda doméstica disponível era suficiente ou mais do que suficiente para levar uma vida confortável em comparação com 40% e 69% globalmente, respectivamente, de acordo com o relatório.
Essa liberação financeira também pode explicar por que alguns expatriados criam raízes no país: 54% vivem lá há cinco anos ou mais e 30% querem ficar para sempre, de acordo com o estudo.
Colômbia e Panamá apareceram em segundo e terceiro, respectivamente.
Na Colômbia, a maioria dos entrevistados disse que sua renda disponível era suficiente para viver confortavelmente – 92% contra 69% globalmente. Além disso, nenhuma expansão no país apontou o custo de vida como uma grande preocupação antes de se mudar, um contraste notável com a média global de 21%, de acordo com as internações.
O Panamá é particularmente popular entre os aposentados – 35% dos expatriados no país já estavam aposentados, em comparação com apenas 11% globalmente, mostraram os dados.
Os 10 países menos acessíveis para expatriados:
- Noruega (37th 46 no ranking global)
- Austrália
- Irlanda
- Coréia do Sul
- Cingapura
- Catar
- Türkiye
- Finlândia
- Reino Unido
- Canadá (menos acessível)
O Canadá e o Reino Unido fecham a taxa de finanças pessoais, com 62% e 61% dos expatriados insatisfeitos com o custo geral de vida, respectivamente, em comparação com a média global de 40%, apontou o estudo.
Vale ressaltar que houve três novas entradas no fundo 10 deste ano: o Catar (42º) e a Austrália (38º) entraram na lista, enquanto a Coréia do Sul (40º) caiu 25 posições em comparação com 2024, de acordo com o relatório.
Os Estados Unidos estavam na 35ª posição entre 46 países no ranking de finanças pessoais do estudo, dos 10 inferiores.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.