O Paquistão e o Afeganistão chegaram a um acordo sobre “cessar-fogo imediato” durante as negociações realizadas em Dohaanunciou o Ministério das Relações Exteriores do Catardepois de pelo menos 10 afegãos morrem em ataques aéreos paquistaneses que quebrou uma trégua anterior.
Cabul acusou Islamabade de violar um Cessar-fogo de 48 horasque interrompeu temporariamente quase uma semana de confrontos fronteiriços que deixaram dezenas de soldados e civis mortos em ambos os lados.
Leia mais:
Netanyahu: a guerra em Gaza não terminará até que o Hamas seja desarmado
Fontes de segurança em Islamabad relataram que os ataques aéreos nas áreas da fronteira afegã tinham como objetivo um grupo militante ligado ao Taleban paquistanêsem retaliação a um ataque às tropas paramilitares paquistanesas.
Após negociações no sábado (18) em Dohamediado por Catar e Turquia para reduzir as tensões, o ministério do Catar afirmou que “Os dois lados concordaram com um cessar-fogo imediato e o estabelecimento de mecanismos para consolidar a paz e a estabilidade duradouras entre os dois países”.
Os governos também concordaram em realizar novas reuniões nos próximos dias para garantir o sustentabilidade do cessar-fogo e verifique seu implementaçãoacrescentou o ministério.
O Ministro da Defesa do Paquistão, Khawaja Asifconfirmou o acordo e informou que as partes se reunirão novamente em Istambul, em 25 de outubro.
“O terrorismo em solo paquistanês conduzido a partir do Afeganistão cessará imediatamente. Ambos os países vizinhos respeitarão a soberania um do outro”, declarou Asif nas redes sociais.
O Ministério das Relações Exteriores do Paquistão havia dito anteriormente que as negociações em Doha visavam “acabar com o terrorismo transfronteiriço contra o Paquistão originário do Afeganistão e restaurar a paz e a estabilidade ao longo da fronteira entre os dois países”.
A delegação do Paquistão incluiu o Chefe da Inteligência, General Asim Maliksegundo a TV estatal. A delegação afegã foi liderada por Mohammad Yaqoobchefe da Defesa Talibã.
Ainda com medo
As questões de segurança estão no centro das tensões, com o Paquistão a acusar o Afeganistão de abrigar grupos militantes ligados ao Tehreek-e-Taliban Paquistão (TTP) – acusação de que Cabul nega.
A violência transfronteiriça começou em 11 de outubropoucos dias depois que as explosões abalaram Cabul durante uma visita inédita do Ministro das Relações Exteriores do Talibã, Amir Muttaqipara Índiarival do Paquistão.
O Talibã então lançou uma ofensiva mortal ao longo da fronteira sul com o Paquistão, o que levou Islamabad a prometer um resposta firme.
Antes das conversações, um alto funcionário talibã disse à AFP que o Paquistão bombardeou três locais na província de Paktika na noite de sexta-feira, alertando que Cabul responderia.
Um hospital em Paktika relatou 10 civis mortosincluindo dois filhose 12 feridos. Entre as vítimas estavam três jogadores de críquete.
Zabihullah MujahidO porta-voz do Taleban afirmou no X (antigo Twitter) que as forças foram instruídas a “cessar fogo para preservar a dignidade e integridade da equipe de negociação”.
Saadullah Torjanministro da região de Girar Boldakno sul do Afeganistão, declarou:
“Por enquanto, a situação está voltando ao normal.”
Mas ele acrescentou:
“Ainda existe um estado de guerra e as pessoas estão com medo.”
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos