O Supremo Tribunal Federal (STF) recomenda na quarta -feira (3) o julgamento que pode condenar o ex -presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados pelo suposto trama de golpe para tentar reverter o resultado das eleições de 2022. A maior expectativa é em torno da defesa do ex -presidente, que não compareceu.
A ausência de Bolsonaro já havia chamado a atenção no primeiro dia do julgamento. Sua defesa justificou a falta como conseqüência de uma imagem de esofagite e gastrite.
A sessão desta quarta -feira começou às 9h (horário de Brasília) e deve terminar às 12h, sendo totalmente dedicada às declarações dos advogados de defesa. Os advogados de Bolsonaro serão ouvidos, Celso Vilardi; Ex -ministro do Escritório de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno; O ex -ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira e o general Braga Netto, ex -ministro de Bolsonaro e candidato a vice -adjunto na placa de 2022.
Leia mais:
O primeiro dia tem a ausência de bolsonaro, mensagens, repreensão e conflitos sobre
Ibovespa B3 cai com o início do julgamento de Bolsonaro; O dólar fecha em US $ 5,46
Como foi o primeiro dia
Bolsonaro
O primeiro dia de julgamento, realizado na terça -feira (2), foi um dos mais comentados pela mídia nacional. O principal acusado, Jair Bolsonaro, não estava presente no STF e continua a prisão domiciliarEnquanto sua defesa prepara contra-argumentos.
Raptorteur and Acusation Scraps
A sessão foi marcada por fortes discursos dos ministros, que enfatizaram a defesa da soberania nacional e a transparência dos procedimentos legais. O relator Alexandre de Moraes afirmou que “a impunidade, a omissão e a covardia não são opções de pacificação” do país. Então, o procurador -geral Paulo Gonet reforçou as acusações contra Bolsonaro e sete outros réus.
Defesas apresentadas
As defesas também tiveram a chance de falar. O advogado de Mauro Cid negou que a denúncia que ganhasse prêmio tenha ocorrido sob coerção, enquanto Alexandre Ramagem alegou que seu cliente não fazia mais parte do governo no período mencionado. A defesa do ex -ministro Anderson Torres argumentou que não há evidências de sua conexão com o “rascunho de golpe” e disse que sua viagem aos Estados Unidos foi planejada como férias.
Brong de Carmen Lucia
Houve também um momento de tensão em que o ministro Cármen Lúcia interrompeu a defesa da filial para esclarecer que “voto impresso” e “processo eleitoral audível” não são sinônimos, reforçando que o sistema de votação no Brasil já é audível.
Acusações e próximas etapas
Os crimes pelos quais Bolsonaro e os outros réus – como Walter Braga Netto e Augusto Heleno – são acusados incluem organização e golpe de crimes armados. A votação será conduzida pela primeira classe, com o voto de Alexandre de Moraes, seguido por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Os ministros André Mendonça e Kassio Nunes Marques não participam deste julgamento.
O primeiro dia do julgamento se estendeu além do esperado, mas foi suspenso por volta das 18h pelo ministro Cristiano Zanin, uma hora antes do fechamento programado. O processo será retomado na próxima semana, a partir de terça -feira (9), para deliberações e votos.
__
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings