O anúncio de aposentadoria do ministro Luís Roberto Barrosode Supremo Tribunal Federal (STF)realizada nesta sexta-feira (09), no plenário da Corte, já desencadeou uma bolsa de apostas em Brasília em torno da sucessão. Nos bastidores, circulam nomes de ministros Jorge Messias (Procurador Geral da União) e Vinícius Marques de Carvalho (Controladoria Geral da União), além do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O indicação cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Por lei, Barroso, conhecido como defender medidas para aumentar a segurança jurídicatem o direito de permanecer no STF até completar 75 anosem 2033. Mas ele já havia sinalizado para pessoas próximas a ele que poderia adiantar sua aposentadoria após deixar a presidência do Supremo Tribunal Federal para se dedicar a outros projetos, como vida acadêmica. O juiz afirmou que hoje era seu última sessão.
As novidades vão Lula o direito de nomear o terceiro ministro do Supremo neste governo. Segundo aliados, o presidente deverá repetir a fórmula adotada na escolha do Cristiano Zaninseu ex-advogado pessoal, em 2023e Flávio Dinoo seu antigo Ministro da Justiça, em 2024. Em outras palavras, alguém do confiança do presidente e isso tem estatura política para confrontosseja com o Congresso ou com nações estrangeiras, como o Estados Unidos.
Leia mais:
No STF, Barroso redistribui ação contra derrubada da IOF e Moraes será relator
Barroso reage às sanções e defende papel do STF na preservação da democracia
“A riqueza hoje está na tecnologia, na inovação e na propriedade intelectual”, diz Barroso na CNI
Nos corredores de Palácio do Planalto, Jorge Messias sempre foi considerado o “próximo da fila”, por seu lealdade aos governos do PT e amplo trânsito no Supremo Tribunal Federal. Na semana passada, o Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowskiex-STF, afirmou que seu colega de Esplanada tinha “portas abertas”no tribunal.
Pachecopor sua vez, tem o apoio pessoal do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para ocupar a vaga a ser aberta na última instância do Judiciário. O proximidade com o mundo político também é uma vantagem, já que a indicação terá que ser aprovada pelo Senado. Mas o “plano A”de Lula a Pacheco é lançá-lo candidato ao governo de Minas Gerais.
Vinícius Marques de Carvalho entrou na corrida recentemente, depois de se destacar em operações anticorrupçãocomo aquele que destruiu o Fraude do INSS. Mas seu nome é visto com menos força entre os observadores do poderem relação a Messias e Pacheco, bem como ao ministro Bruno Dantasde Tribunal de Contas da União (TCU).
Uma asa de PT defende o nomeação de uma mulher para o STFdesde hoje o ministro Carmem Lúcia é o único entre seus pares. Mas a escolha é rejeitada pelos membros do núcleo duro do governoque defendem como único critério uma proximidade que fortalece a aliança entre Supremo e Planalto – especialmente à luz de ruptura nas relações com o Congressocomprovado com o derrubada da Medida Provisória alternativa ao IOF.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos