O presidente da Suprema Corte federal (STF), Ministro Edson Fachindisse na segunda -feira (29), que terá uma administração marcada pelo diálogo com os outros poderes e a defesa dos direitos humanos. Fachin comandará o judiciário pelos próximos dois anos. O cargo de vice -presidente será mantido pelo ministro Alexandre de Moraes.
Na inauguração, o novo presidente reafirmou o compromisso do STF com a Constituição. “É obrigatório respeitar as leis e instituições. No entanto, a verdade é que as pessoas precisam querer e ter motivos para confiar no sistema de justiça”, afirmou. Fachin também defendeu a separação de funções dos três poderes e diálogo institucional. “Nosso compromisso é com a Constituição. Para a lei, o que é a lei. Para a política, o que é política”, disse ele.
No campo de direitos humanosO ministro disse que grupos vulneráveis Eles não ficarão sem voz no tribunal. “Grupos vulneráveis não podem ser ignorados. Ouvir é um dever de justiça”, disse ele.
Comunidades indígenas
Fachin enfatizou que o STF funcionará para garantir Proteção constitucional para o comunidades indígenas. “No contexto e limite de nossas atribuições, estaremos cientes dos deveres correlacionados de um tribunal constitucional sobre esse assunto, para que a Constituição seja eficaz para garantir esse direito, o que compreende total respeito por suas culturas, idiomas e crenças”, disse ele.
Combate à corrupção
Sobre investigações de corrupção, Fachin disse que a resposta do tribunal será firme. “Ninguém está acima das instituições, elas são essenciais e somos melhores com elas”, disse ele.
Cerimônia de inauguração
A cerimônia ocorreu na sede do STF, em Brasíliae contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silvado vice-presidente Geraldo Alckmindos presidentes da câmara, Hugo Motta (republicanos-PB)e o Senado, David Alcolumbre (Union-AP)Além de outras autoridades. Cerca de mil pessoas foram convidadas. Fachin foi declarado um novo presidente depois de assinar o mandato e xingar para cumprir a Constituição durante seu mandato.
Substitui Luís Roberto Barrosoque cumpriram dois anos no comando do tribunal. “Prometo bem e fielmente cumprir os deveres da posição de Presidente da Suprema Corte federal e do Conselho Nacional de Justiça, de acordo com a Constituição e as leis da República”, disse ele na assinatura da inauguração.
Próximas diretrizes
Na próxima quarta -feira (1º), a primeira sessão sob o comando de Fachin terá o julgamento no Vínculo de emprego de motoristas e entrega de aplicaçãoA “Uberização” de So So.
Perfil
Nomeado pelo ex -presidente Dilma RousseffEdson Fachin assumiu o cargo no STF em junho de 2015. Nascido em Rondinha (RS)fez carreira jurídica em Paraná, onde se formou em lei para Universidade Federal de Paraná (UFPR). No Supremo, ele foi um relator de processos de grande repercussão, como investigações de Operação Lava Jeto Marco temporal para as demarcações de terras indígenas e ADPF das favelasque determinaram medidas para reduzir a letalidade da polícia em operações no Rio de Janeiro.
Já Alexandre de Moraes, Relator do processo criminal do lote do golpe, é formado por USP e foi indicado para o STF pelo então presidente Michel Temerem 2017, após a morte de Teori Zavascki. Antes, ele era secretário de Segurança pública e de Transporte em São Paulo e também Ministro da Justiça no governo Temer.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings