Alguns dos grandes fabricantes de automóveis no mundo testes de emissões de diesel manipulados porque “eles preferiram trapacear a seguir a lei”disseram os advogados que representam mais de 1,6 milhão de reclamantes para o Tribunal Superior de Londres nesta segunda-feira (12), no início de um grande julgamento.
Dez anos depois do escândalo de dieselgate do Volkswagenque custou bilhões de euros à montadora alemã, os demandantes estão processando montadoras rivais em um dos maiores ações coletivas da história jurídica inglesa.
Proprietários de veículos a diesel fabricado por Mercedes-Benz, Ford, Nissan, Renault e marcas Peugeot e Citroëndo grupo Stellantisentre 2012 e 2017afirmam que as empresas trapaceou nos testes de emissões.
Montadoras são acusadas de usar dispositivos ilegais chamados “dispositivos padrão” (derrotar dispositivos), que detectou quando os veículos estavam sendo testados e causou o emissões de óxido de nitrogênio (NOx) permaneceram dentro dos limites legais durante os testes.
Os advogados dos demandantes afirmam que o As emissões de NOx foram muito maiores quando os carros estavam em uso nas ruas – em alguns casos, até 12 vezes acima dos limites de teste —, causando danos ao meio ambiente e dando direito a compensação aos consumidores.
As montadoras, no entanto, dizem que o as alegações são falhas e argumentar que há razões justificáveis para que os sistemas de controle de emissões sejam calibrado para funcionar de forma diferente sob certas condições.
Eles também rejeitar qualquer semelhança com o escândalo que eclodiu em 2015quando o Volkswagen admitiu usar dispositivos manipuladores – algo que tem pairado sobre a indústria automobilística desde então.
Começa o teste de “dispositivos de derrota”
O julgamentoque será concluído próximo ano e terá decisão prevista para meados de 2026focará em uma amostra de 20 veículos a diesel produzidos pelas cinco montadoras que estão sendo processadas por quase 850 mil dos reclamantes.
O Tribunal Superior de Londres determinar se esses veículos se contêm ou não dispositivos manipuladores proibidoscom possível compensação a ser decidido em julgamento posterior, marcado para o ano seguinte.
A decisão do tribunal também será vinculativo para cerca de 800 mil processos semelhantes movido contra outras montadoras, incluindo Vauxhall/Opel (também do grupo Stellantis) e BMW.
Não é a primeira vez que o Tribunal Superior de Londres é chamado a decidir derrotar dispositivos: em 2020o Tribunal emitiu parecer ao contrário da Volkswagenqual encerrou os processos em 2022 através de um acordo, sem admitir responsabilidade.
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O Volkswagen já tive que pagar mais de 32 mil milhões de euros (US$ 37 bilhões – aprox. R$ 201,6 bilhõesao preço atual) em renovações de veículos, multas e custas judiciaisenquanto seu ex-CEO Martin Winterkorn enfrentou acusações criminaisembora seu julgamento foi suspenso por motivos de saúde no início deste mês.
O escândalo se espalhou além da Volkswagenalcançando outras montadoras e fornecedores – alguns dos quais já pagaram multas e assinaram acordos nós Estados Unidos e em outros países para encerrar investigações sobre emissões de veículos a diesel.
O advogado Tom de la Mareque representa os demandantes, disse que os fabricantes de todo o setor tomaram “decisão consciente” para priorizar o conveniência do cliente em detrimento de prevenção da poluição.
Ele descreveu a postura das montadoras como: “preferimos trapacear do que seguir a lei”.
Montadoras rejeitam “sombra duradoura” do escândalo VW
As montadoras que estão no centro do julgamento, no entanto, rejeitam essa visão e dizem que os demandantes foram influenciados pela “sombra duradoura” dos problemas da Volkswagen.
Alexander Antelme, advogado da Renault, disse em processos judiciais que os demandantes estão fazendo a “falsa suposição de que elementos do ‘VW dieselgate’ se aplicam a toda a indústria automobilística”.
Os fabricantes de automóveis também salientam que níveis mais baixos de NOx resultam frequentemente em emissões mais elevadas de outros poluentes e que existem razões de engenharia ou de segurança para regular as emissões.
Todos os métodos de controle de emissões envolvem “compensações entre diferentes tipos de poluentes e a necessidade do motor diesel funcionar de forma adequada e segura”argumentou Antelme.
O actual conjunto de reclamações já foi avaliado pelos advogados dos demandantes em cerca de 6 bilhões de libras (US$ 7,97 bilhões – R$ 43,4 bilhões).
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