O filho de Mo Gawdat havia 21 anos quando ele morreu de negligência médica durante a cirurgia de rotina apendicite em 2014. Gawdat foi devastado, confuso e em um estado palpável de choque. Então, 17 dias depois, ele começou a escrever um livro sobre como ser feliz, em homenagem ao filho.
Gawdat pesquisa a ciência da felicidade há mais de 20 anos, de uma perspectiva lógica e filosófica, usando diagramas de fluxo e fórmulas para alcançar a raiz da infelicidade. Algum tempo atrás, ele aprendeu um hábito que quase instantaneamente ajuda a encontrar alegria e satisfação.
É chamado de regra de 90 segundos, Gawdat disse ao podcast de “alto desempenho” em 17 de junho. Quando algo irritante ou estressante acontece em sua vida, dê a si mesmo um minuto e 30 segundos para se sentir chateado. Em seguida, escolha se concentrar em outras coisas.
Leia também:
Como gerar z lida com o caos global – saiba como eles enfrentam os ‘sistemas quebrados’ que herdaram
Encontrar um mentor pode ser essencial para o seu sucesso – 3 dicas de especialistas para obter um
O hábito é baseado na percepção de que Gawdat aprendeu com o neurocientista de Harvard, Jill Bolte Taylor, que o encontrou apenas 90 segundos para que os hormônios do estresse e da raiva, como cortisol e adrenalina, sejam eliminados do corpo.
“Mas o que acontece é que você repete sua mente em sua cabeça e renova seus 90 segundos”, disse Gawdat, que foi o diretor de negócios do Google X, o Laboratório de Inovação da empresa, de 2015 a 2018. “Você se repete inconscientemente e renova seus 90 segundos. Enquanto você tiver esses 90 segundos… [que] Permite dizer: ‘Agora, o que vou fazer?’ ”
Superando os contratempos
Ser cortado no tráfego, por exemplo, pode ser realmente irritante. Você pode gritar ou xingar atrás do volante, ou até abaixar o vidro para repreender o outro motorista. Mas, para medir a situação, dizendo a todos o que aconteceu quando você chega ao escritório, isso não vai mudar nada. Então, e se você respirou fundo, chame sua música favorita e canta juntos?
Para se recuperar mais rápido dos contratempos da vida, Gawdat faz três perguntas, ele disse:
- Isso é verdade?
- Posso fazer algo sobre isso?
- Posso aceitar e fazer algo apesar disso?
“Noventa por cento das coisas que nos deixam infelizes nem verdadeiras. Como quando seu parceiro diz algo doloroso … seu cérebro está lhe dizendo que eles não o amam mais”, disse Gawdat. “Isso não é verdade.”
Se sua resposta à pergunta número 1 for “não”, deixe -a ir. Se for “sim”, vá para a pergunta número 2 e faça o mesmo. Se houver algo que você possa fazer sobre isso, faça, ele disse. Caso contrário, digite “aceitação comprometida” – ou seja, reconheça o que aconteceu e aceite -o como seu novo normal.
Criando novos hábitos
Criar novos hábitos pode ser difícil, especialmente quando você está emocionalmente abalado. Em um estudo de 2009, o pesquisador de psicologia Phillippa Lally descobriu que pode levar de 18 a 254 dias para formar um hábito, dependendo da pessoa e de suas circunstâncias.
Mas estar ciente de como você responde aos tempos difíceis da vida é o primeiro passo para ser mais feliz e mais realizado, diz Gawdat.
“A vida não se importa com você”, disse Gawdat no podcast Optimmi de Simon Sinek em 24 de junho. Ela o coloca em situações boas e ruins e permite descobrir o resto. “É sua escolha, como você reage a cada um … é sua escolha definir suas expectativas de uma maneira realista.”
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.