O presidente dos EUA, Donald Trump, disse à Fox News em uma entrevista no domingo que ele tem um grupo de “pessoas muito ricas” prontas para comprar Tiktok, cujas identidades ele pode revelar em cerca de duas semanas.
Trump acrescentou que o acordo provavelmente precisará da aprovação de Pequim para avançar, mas disse: “Acho que o presidente Xi provavelmente fará isso”, em referência ao líder chinês Xi Jinping.
O presidente fez os comentários improvisados enquanto discutia a possibilidade de outra pausa em suas tarifas “recíprocas” no futuro dos futuros da Fox News Morning Morning With Maria Bus “.
O destino de Tiktok nos EUA está em dúvida desde a aprovação de uma lei de 2024 que procurou proibir a plataforma, a menos que seu proprietário chinês, Bytedance, se ela fosse providenciada. A legislação foi motivada por preocupações de que o governo chinês pudesse manipular o conteúdo e acessar dados confidenciais dos usuários americanos.
No início deste mês, Trump estendeu o prazo para a porção de se livrar do negócio da plataforma dos EUA. Foi a terceira extensão desde que a Suprema Corte confirmou a lei de Tiktok alguns dias antes da segunda posse presidencial de Trump em janeiro. O novo prazo é 17 de setembro.
A Lei de Proteção dos Americanos contra adversários estrangeiros de aplicações controladas, da PAFACA, estava originalmente programada para entrar em vigor em 19 de janeiro, após o qual os operadores de lojas de aplicativos e provedores de serviços de Internet seriam penalizados para apoiar o Tiktok.
Tiktok estava inativo nos EUA antes do prazo original, mas foi restaurado depois que Trump deu garantias sobre a extensão.
Trump, que atribuiu ao pedido de aumentar seu apoio entre jovens eleitores nas últimas eleições presidenciais, disse que gostaria de ver a plataforma continuar trabalhando sob um novo governo.
Os potenciais compradores que demonstraram interesse no aplicativo incluem pessoas dentro de Trump, como Larry Ellison, da Oracle, e empresas como Applevin e Perplexity AI.
No entanto, não está claro se a Bytedance estaria disposta a vender a empresa. Qualquer desinvestimento potencial provavelmente exigirá a aprovação do governo chinês.
Um acordo que separaria as operações da Tiktok nos EUA e permitiria que Bytedance mantenha uma posição minoritária estava em andamento em abril, mas foi prejudicado pelo anúncio das tarifas de Donald Trump sobre a China, disse a Reuters naquele mês.
O presidente já havia proposto que os acionistas dos EUA tenham comprado a empresa e depois vendessem uma participação de 50% para o governo dos EUA como parte de uma joint venture.
Especialistas disseram à CNBC que qualquer contrato possível poderia enfrentar desafios legais nos EUA, dependendo de se estiver de acordo com a Pafaca.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.