O presidente da França, Emmanuel Macron, acusou o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, o “retorno à tabela de negociação para abordar questões balísticas e nucleares” e a retomada de cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). A reivindicação foi feita no domingo (29), durante uma ligação telefônica entre os dois líderes, de acordo com a publicação francesa no X.
Leia mais:
O Irã poderia novamente enriquecer o urânio ‘em questão de meses’
“É essencial manter a estrutura do Tratado de não proliferação nuclear e retomar rapidamente o trabalho da AIA no Irã para garantir total transparência”, disse Macron.
O líder francês também pressionou o Irã pelo lançamento de dois cidadãos franceses detidos no Irã. “O lançamento de nossos compatriotas Cécile Kohler e Jacques Paris” foi uma das mensagens centrais levadas a Pezeshkian, disse ele. Ambos foram presos desde 2022, acusados de espionagem.
A conversa também incluiu uma acusação de garantias de segurança aos cidadãos e propriedades da França no território iraniano.
“A proteção de nossos nacionais e nossas instalações no Irã não pode estar sujeita a nenhuma ameaça”, escreveu Macron.
Finalmente, os franceses recorreram pela estabilidade regional, destacando a importância de “Respeito pelo cessar -fogo [com Israel]para ajudar a restaurar a paz na região. Marcon concluiu a nota dizendo que continuará trabalhando nos próximos dias para alcançar os objetivos propostos.
O Irã nega um plano para obter uma arma nuclear, mas diz que tem o direito de enriquecer o urânio para fins civis
O porta -voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baghaei, disse que o país não tem planos de obter armas nucleares, mas enfatizou que os iranianos têm o direito de enriquecer urânio para fins civis. “Deixamos claro nas últimas duas ou três décadas que não buscamos armas nucleares. Nunca houve enriquecimento militar no Irã”, disse ele em entrevista à agência
Rt.
Baghaei chamou os ataques “perigosos” dos EUA e de Israel às instalações nucleares do país persa e rejeitou acusações israelenses de que o Irã estaria desenvolvendo armas nucleares em segredo.
“Consulte os relatórios da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e mostre -me uma única evidência de que o programa nuclear iraniano se desviou de propósitos pacíficos. É um fato que permanece totalmente pacífico”, disse ele.
“Os EUA estão oferecendo uma interpretação extremamente perigosa do tratado nuclear não proliferado de que os países em desenvolvimento não têm o direito de usar a energia nuclear para fins pacíficos. Isso é inaceitável a qualquer membro responsável do tratado”, argumentou a defesa do enriquecimento de urânio com fins civis.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings