O Canadá revogou seu imposto sobre o serviço digital de “antecipação” sobre um contrato comercial abrangente e mutuamente benéfico com os Estados Unidos, anunciou o governo de Ottawa na noite de domingo apenas um dia antes da data esperada para a primeira parte do imposto.
A decisão foi tomada depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou no fim de semana que fecharia “todas as discussões sobre comércio com o Canadá” em resposta à decisão canadense de impor imposto sobre serviços digitais às empresas de tecnologia americana.
Leia também:
Trump termina as negociações comerciais com o Canadá
O Canadá ‘ajustará as tarifas nos metais dos EUA se não houver acordo em 30 dias
Trump mantém os requisitos tarifários com negociações canadenses que se aproximam do prazo
“O anúncio de hoje apoiará a retomada de negociações destinadas ao cronograma de 21 de julho de 2025, estabelecido na cúpula dos líderes do G7 deste mês em Kananaskis”, disse o primeiro -ministro canadense Mark Carnery no comunicado.
Os primeiros pagamentos fiscais canadenses sobre serviços digitais, aprovados no ano passado com o pedido retroativo em 2022, foram programados para serem coletados na segunda -feira. O tributo a 3%afetaria as empresas nacionais e de tecnologia estrangeira – incluindo gigantes dos EUA como Amazon, Google e Meta.
A decisão representa uma reviravolta em relação à posição assumida pelas autoridades canadenses no início deste mês, quando disseram que não suspenderiam o imposto, apesar da forte oposição dos Estados Unidos.
O ministro das Finanças e da Receita Nacional do Canadá, François-Philippe, acrescentou: “A revisão do imposto sobre serviços digitais permitirá que as negociações para uma nova relação econômica e de segurança com os Estados Unidos vitalizem e reforçam nosso trabalho na criação e promoção de empregos da prosperidade para todos os canadenses.”
No entanto, a declaração do Ministério das Finanças também disse que a Carry “deixou claro que o Canadá levará o tempo conforme necessário – mas não mais – para concluir este contrato”.
O imposto de serviço digital foi proposto inicialmente em 2020 como uma maneira de combater uma lacuna fiscal: muitas grandes empresas de tecnologia obtiveram receitas significativas com consumidores canadenses, mas não foram tributados.
Ottawa também explicou que o imposto foi implementado enquanto o país trabalhava com parceiros internacionais, incluindo os EUA, em um acordo multilateral que substituiria os impostos nacionais sobre serviços digitais.
Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent CNBC Na sexta -feira, que o representante do Comércio dos EUA, Jamieson Greer, investigaria o imposto “para determinar o impacto nas empresas americanas e na economia dos EUA como um todo”.
“Nós discordamos [do imposto] E acreditamos que isso discrimina as empresas americanas ”, disse Bessent ao jornalista Morgan Brennan no sino de encerramento: horas extras, de CNBC.
“Vários países da União Europeia têm impostos sobre serviços digitais. Nenhum deles os aplicou retroativamente”, acrescentou Bessent, que classificou impostos retroativos, estimados em cerca de US $ 2 bilhões, como “claramente injusto”.
De acordo com o Gabinete do Representante de Comércio dos EUA, o comércio de mercadorias entre os Estados Unidos e o Canadá totalizou cerca de US $ 762 bilhões no ano passado.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.