Na quinta -feira, o Openai anunciou que está lançando um data center de IA com a marca Stargate na Noruega, marcando seu primeiro ataque na Europa com esse tipo de projeto.
A British Company NSCale projetará e construirá o site como parte de uma joint venture de 50 a 50 com a empresa de infraestrutura de energia norueguesa Aker.
O OpenAI será o chamado requerente no projeto, ou seja, ele efetivamente comprará a capacidade do data center.
“Parte do objetivo deste projeto é fazer parceria com o OpenAI e aproveitar a computação soberana européia para liberar serviços e recursos adicionais para o continente europeu”, disse Josh Payne, CEO da NSCale, em entrevista à CNBC Na quinta -feira (31).
O site pretende fornecer 100.000 unidades de processamento gráfico da NVIDIA (GPU) até o final de 2026, “com a intenção de expandir significativamente nos próximos anos”, afirmou o Openai em comunicado.
As empresas disseram que o data center funcionará inteiramente com energia renovável e terá uma capacidade de 230 megawatts, tornando -o um dos maiores da Europa.
As GPUs da NVIDIA se tornaram a escolha padrão para data centers devido à sua capacidade de lidar com grandes cargas de trabalho de IA.
Para o projeto da Noruega, NScale e Aker comprometeram cerca de US $ 1 bilhão cada para a fase inicial de 20 MW do projeto. O local estará em Kvandal, perto de Narvik, no norte da Noruega.
As empresas disseram que a região é caracterizada pela “abundância de barragens hidrelétricas, baixa demanda local de eletricidade e capacidade de transmissão limitada”.
Payne se recusou a comentar como a NSCale financiaria esse projeto ou os benefícios financeiros para a empresa. O CEO disse que não há planos para outros data centers Stargate, mas a NSCale tem seu próprio “plano robusto de expansão europeia”.
Leia mais:
A Microsoft equipara a Nvidia e atinge US $ 4 trilhões em valor de mercado
Nvidia reage ao contrabando de fichas de IA e diz que os datacers clandestinos são “perfurados”
O Stargate foi lançado inicialmente este ano nos EUA como um projeto de infraestrutura entre Openai, Oracle, Japan Softbank e MGX dos Emirados Árabes Unidos. O projeto tem como objetivo investir US $ 500 bilhões nos próximos quatro anos, construindo infraestrutura de IA.
O Openai procura tomar essa iniciativa globalmente. Em junho, a empresa e seus parceiros anunciaram planos de construir um campus Stargate nos Emirados Árabes Unidos.
Enquanto isso, a Europa promoveu o conceito de “IA Sovereign”, que exige que os centros e as cargas de trabalho da IA estejam localizados e processados em solo europeu.
Payne disse que a Europa tem dois “problemas” – a primeira é que não tem capacidade computacional suficiente e a segunda é que ela é “muito fragmentada”.
“O que o continente precisa são os principais projetos de infraestrutura de IA que implementam a capacidade computacional. O ecossistema pode consumir esse projeto para criar produtos de IA, gerar crescimento de produtividade e benefício econômico”, disse Payne.
Empresas como Nvidia e OpenAI também promoveram sua capacidade de fornecer soberano enquanto procuram expandir seus negócios.
Em uma viagem à Europa este ano, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, incentivou o continente a construir mais infraestrutura de IA. A empresa francesa de IA Mistral anunciou planos de usar as GPUs da NVIDIA em um novo data center planejado para a França.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.