A pesquisa da Seasa Experian revelou o cenário de recuperação judicial do agronegócio no início de 2025. Durante o período, acrescentando os dados do setor – ou seja, os produtores rurais que atuam como entidade individual e legal, bem como empresas relacionadas a essa cadeia – os três primeiros meses do ano totalizaram 389 pedidos sobre o recurso. Comparado ao trimestre anterior, no último de 2024, houve um aumento de 21,5%.
O chefe do agronegócio de Serraa Experian, Marcelo Pimenta, disse que a quitação nos pedidos de recuperação judicial reflete um momento financeiro mais desafiador influenciado pelas flutuações nos preços das commodities e uma oferta de crédito mais cuidadosa.
De acordo com a Pimenta, muitos produtores enfrentam altos custos, prazos longos para receber, maior exigência de garantias e dificuldades no rolamento de dívidas, fatores que pressionam o caixa e reduzem as margens para as manobras.
“No entanto, é essencial considerar que o número absoluto de solicitações é sutil ao universo de cerca de 1,4 milhão de produtores que receberam crédito rural no país nos últimos dois anos. Os dados que analisamos ajudam o mercado a entender melhor os riscos de garantir decisões mais seguras”, disse ele.
Leia mais:
Alckmin se reúne com o setor agro para discutir tarifas dos EUA: “É uma perda”
Exclusivo: mortes multimilionárias e lastes de alto desempenho; A contaminação da ração é investigada
Individual: o perfil foi o mais demandante, diz seasa
Também no primeiro trimestre de 2025, de acordo com seasa, 195 pedidos de recuperação judicial foram identificados, considerando apenas os produtores rurais brasileiros que trabalham com o perfil de indivíduos.
Segundo a Datatech, este foi o grupo de maior representatividade no total de solicitações da cadeia. Comparado aos três meses anteriores, o crescimento foi de 39,2%.
As informações também mostraram que os produtores que não têm registro de propriedade – como inquilinos ou membros de grupos econômicos e familiares – seguem como os principais requerentes de recuperação judicial, totalizando 72 solicitações no período analisado.
Os grandes produtores ficaram em segundo lugar, com 53 pedidos, seguidos pelos pequenos proprietários, com 38 solicitações e a média, com 32 produtores rurais que atuam como uma entidade legal no campo registraram 113 pedidos de recuperação judicial. Um crescimento de 2,7% em comparação com o trimestre anterior, mas 31% em comparação com o mesmo período que 2024.
Serraa explica que os produtores de PJ registraram solicitações de recuperação judicial em alguns setores específicos. A “criação de gado” e o “cultivo de soja” concentraram o maior número de solicitações: 42 e 59, respectivamente.
Empresas relacionadas ao agronegócio: a demanda atingiu 81 solicitações
Segundo Serraa, a análise de empresas relacionadas ao setor de agronegócios mostrou que eles também precisavam procurar o apelo. Houve 81 pedidos de recuperação judicial no primeiro trimestre de 2025 – um número que representa um aumento de 15,7% em comparação com o trimestre anterior e 5,1% no mesmo período de 2024.
Segundo a Datatech, o “comércio atacadista de produtos agrícolas primários” liderou o número de pedidos (23). A seguir, foram os “agronegócios da transformação primária” e o “comércio atacadista de produtos agrícolas processados”, cada um com 14 solicitações.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings