O anúncio de uma taxa de 50% nos produtos brasileiros pelos Estados Unidos, programado para entrar em vigor em 1º de agosto, causou uma corrida no comércio exterior. De acordo com a Autoridade Portuária, as exportações para o mercado dos EUA para o porto de Santos, a maior da América Latina, aumentaram significativamente nas duas primeiras semanas de julho. Destaque para o embarque de carne, que subiu 96%, seguido de polpa, com 50 mil toneladas enviadas e café, um aumento de 17%.
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Com a intensificação das remessas, o tráfego de caminhões em direção ao terminal cresceu 70%. Atualmente, os EUA representam 22,2% da corrente comercial brasileira via Porto de Santos, atrás apenas da China (47,1%).
Em uma entrevista com Times BrasilO economista -chefe da Austin Rating, Alex Agostini, avaliou que a escalada de tensões entre Brasília e Washington gera incerteza no mercado financeiro, afeta a taxa de câmbio e expande os riscos fiscais para o Brasil e os EUA. “O dólar saltou de R $ 5,41 para R $ 5,58, e a bolsa caiu de 141 mil para menos de 134 mil pontos. O investidor já está precificando esse ambiente de conflito político”, disse ele.
Possível retaliação e medo por novas sanções
Agostini alertou que, além das tarifas, existe o medo de novas sanções americanas que podem atingir setores estratégicos como o setor aéreo. “Há rumores sobre a proibição de aeronaves brasileiras que entram no espaço aéreo americano. Isso seria muito sério e aumentaria a crise para outro nível, exigindo resposta imediata nas organizações internacionais”, explicou.
A crise, disse ele, pode afetar diretamente o custo da dívida americana. “Com a escalada do conflito político e a adoção de medidas de retaliação, os investidores percebem um risco maior e exigem mais retorno, o que torna o financiamento da dívida pública mais cara”.
Pressão sobre Iof e impactos internos
Além do conflito externo, o economista vê pressão adicional sobre a política fiscal interna após a restauração da taxa de imposto de IOF pelo Supremo Tribunal Federal. Ele ressaltou que o setor aéreo, que opera principalmente por meio de leasing internacional, será fortemente impactado. “O aumento do IOF representa um custo extra de US $ 600 milhões para o setor”, disse ele.
Agostini argumenta que o governo brasileiro busca uma estratégia de negociação com os EUA, mas sem desistir da soberania institucional. “A diplomacia precisa ser técnica e pragmática, não ideológica. Se os EUA são importantes, o Brasil também tem alternativas e precisa agir firmemente”.
Com o ambiente internacional cada vez mais volátil, o mercado está ciente das próximas etapas de ambos os governos até o final da primeira data, quando as tarifas devem entrar em vigor oficialmente.
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