O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) atualizou na terça -feira (24) a lista de países que reavaliavam suas restrições à importação de carne de aves no Brasil. Segundo o governo federal, 17 países já suspenderam as medidas adotadas anteriormente.
Isso inclui Argélia, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Egito, El Salvador, Iraque, Japão, Lesoto, Líbia, Marrocos, Mianmar, Montenegro, Paraguai, República Dominicana, Sri Lanka, Vanuatu e Vietnã. A retirada das restrições ocorre após a conclusão de ações sanitárias no município de Rio Grande do Sul.
Leia mais:
O Brasil notifica OMSA e auto -declarado livre de gripe aviária
“O maior risco imediato é alto em preços, não escassez”, diz analista sobre o impacto do conflito Irã-Israel no agro brasileiro
Vale lembrar que, no dia 18, o governo brasileiro comunicou a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) sobre o fechamento do foco da gripe aviária na fazenda comercial em Montenegro, Rio Grande do Sul.
Outros países continuam com medidas em vigor. As suspensões são classificadas em diferentes níveis:
- Suspensão total das exportações de aves brasileiras: Albânia, Argentina, Canadá, Chile, China, Filipinas, Índia, Macedônia do Norte, Malásia, Mauritânia, Paquistão, Peru, Timor-Leste, União Europeia e Uruguai.
- Suspensão restrita ao estado de Rio Grande do Sul: África do Sul, Angola, Arábia Saudita, Armênia, Bahrein, Bielorrússia, Cazaquistão, Coréia do Sul, Cuba, Kuwait, México, Namíbia, Omã, Kyrguistão, Reino Unido, Rússia, Tajiquistão, Turquia e Ucraína.
- Suspensão limitada ao município de Montenegro (RS): Catar, Emirados Árabes Unidos e Jordânia.
- Suspensão por zonas específicas (regionalização): Hong Kong, Maurício, Nova Caledônia, São Christopher e Nevis, Cingapura, Suriname e Uzbequistão.
Essas medidas seguem os princípios de regionalização estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e estão de acordo com o acordo sobre medidas sanitárias e fitossanitárias da Organização Mundial do Comércio (OMC).
O mapa diz que está em diálogo com os países importantes para restaurar a normalidade no comércio internacional da carne de pássaro brasileira, fornecendo informações técnicas sobre o caso de forma contínua e transparente.
Fim do estado de emergência sanitária
O Ministério também publicou a Portaria nº 809, que declara o estado de emergência zoosanitária no Montenegro (RS). A medida foi decretada em 16 de maio e foi válida por 60 dias, cobrindo um raio de 10 quilômetros em torno do foco da doença.
Com o final do vazio sanitário e sem novas notificações, o Brasil concluiu os procedimentos necessários e notificou a OMSA, restaurando o status do país livre do IAAP.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings