O Financial Times afirmou que as ações de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos para tentar influenciar o destino de seu pai não apenas fracassaram, mas se tornaram um fator determinante no aprofundamento da crise que afeta o bolsonarismo. Segundo o jornal britânico, a ofensiva internacional do deputado “foi desastrosa” e expôs o clã a tensões políticas sem precedentes.
Segundo a publicação, Eduardo tentou articular apoio ao governo de Donald Trump como forma de pressionar o Brasil para amenizar a situação de Jair Bolsonaro. O resultado, porém, teria sido o oposto do esperado: as tarifas de 50% impostas por Washington aos produtos brasileiros irritaram o setor empresarial e não surtiram efeito no Supremo Tribunal Federal, enquanto parte delas acabou suspensa por Trump neste mês devido a preocupações com a inflação dos alimentos.
O FT afirma que a estratégia, construída para mostrar influência internacional, “fracassou espectacularmente” e acabou por isolar ainda mais o ex-presidente, descrito pelo jornal como uma figura “deprimida e solitária” no momento da sua detenção.
Leia mais:
Menções nas redes à prisão preventiva de Bolsonaro superam as do julgamento, diz Quaest
STF decide nesta segunda-feira se mantém prisão preventiva de Bolsonaro
A publicação afirma que Bolsonaro enfrenta não apenas as consequências do processo judicial, mas também “os erros cometidos” pelos seus filhos, o que teria aumentado os danos políticos recentes.
Eduardo permanece nos Estados Unidos em “exílio autoimposto”, com medo de voltar ao Brasil e enfrentar acusações, segundo o jornal. Flávio Bolsonaro teria causado tensão adicional ao liderar uma vigília em apoio ao pai, o que, segundo o FT, irritou até aliados próximos do governador Tarcísio de Freitas, visto pela publicação como “a melhor esperança da direita brasileira”.
Fontes entrevistadas pelo Financial Times afirmam que “os filhos de Bolsonaro enlouqueceram politicamente”, e um executivo do setor financeiro classificou a busca por apoio externo para pressionar as instituições brasileiras como “absolutamente repreensível”.
Leia mais:
Trump muda de lado e Lula fica mais forte com prisão de Bolsonaro, diz mídia internacional
A imprensa mundial noticia a prisão de Bolsonaro pela Polícia Federal
O jornal afirma que a imagem pública do clã “derreteu” nas últimas semanas, ao mesmo tempo em que Tarcísio tenta se posicionar como um possível herdeiro do campo conservador, caso receba a aprovação do ex-presidente para concorrer ao Planalto.
Para o FT, o movimento bolsonarista vive um colapso simultâneo de estratégia, liderança e unidade – agravado precisamente pela mal sucedida ofensiva internacional que pretendia evitar o desfecho mais dramático para o ex-presidente.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos