O advogado Jair Alves Ferreira Na terça-feira, defendeu a validade da denúncia premiada assinada pelo tenente-coronel Mauro CidAntiga junta de ordens de Jair Bolsonaro. Em sua manifestação, o criminalista afirmou que não havia coerção no processo e combatiu as alegações de outras defesas que questionam o contrato de colaboração.
“Isso não é coerção. Mauro Cid está reclamando da posição do delegado. Isso está certo”, disse o advogado.
Ferreira reconheceu que não concorda com o pedido de condenação feita pelo procurador -geral, Paulo GonetMas enfatizou que isso não constitui intimidação: “Não concordamos com o pedido de condenação do ministro Gonet. Mas não posso dizer que ele me coagiu, nem com o ministro Alexandre de Moraesnem o delegado. ”
A defesa também acrescentou que o desempenho de Assistência de ordens “Apenas interrompeu a vida de Cid”, reforçando o argumento de que os militares agiram voluntariamente aceitando colaborar com as investigações.
O procurador -geral, Paulo Gonet, defendeu a autonomia da justiça durante o julgamento do ex -presidente Jair Bolsonaro e sete de seus aliados por tentativa de golpe. Ele falou depois que o ministro Alexandre de Moraes leu o relato de caso na abertura do júri.
Gonet apresentou os argumentos da promotoria, que exigem a condenação do acusado, e disse que o judiciário não pode ceder às pressões, em referência à preocupação de que o presidente dos EUA, Donald Trump, pudesse intensificar as ações contra o país em caso de condenação. “Os crimes contra a democracia não devem ser tratados como devaneios utópicos”, disse ele.
Na véspera do julgamento, o mercado financeiro apreensão demonstrada: o dólar rosa e o Ibovespa retirado. Investidores e setores produtivos seguem de perto o julgamento.
Bolsonaro e seus aliados mais próximos são considerados os “Núcleo crucial” do gráfico de golpe. O grupo responde a cinco crimes em ação criminal que pode resultar em até 43 anos de prisão para o ex -presidente.
O Times Brasil – CNBC licenciado acompanha cada etapa do julgamento, com informações ao vivo diretamente de Brasília e análise exclusiva sobre impactos políticos e Econômico do processo.
A expectativa é como a economia brasileira responderá a um julgamento que é considerado histórico: Pela primeira vez, um ex -presidente da República e parte do seu Cúpula militar e política responder na Suprema Corte por crimes de tentativa de golpe. A ação expõe diretamente a articulação de autoridades de alta ranhura para subverter o resultado eleitoral, colocando -se em controle Democracia brasileira.
Foram reservados cinco sessões Para o julgamento: nos dias 2, 9, 10 e 12 de setembro. Espera -se que a decisão final seja anunciada na última data.
As duas primeiras sessões ocorrem na terça -feira: DAS 9h às 12h e de 14h a 19h. O julgamento começou com o Leitura do relatório O ministro Alexandre de Moraes, que lembra todos os estágios do processo judicial e detalha as acusações feitas pelo PGR. Não há limite de tempo para esta leitura.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings