O presidente Donald Trump disse na noite de quinta-feira (23) que estava encerrando todas as negociações comerciais com o Canadá, depois que o governo provincial de Ontário exibiu um anúncio apresentando o ex-presidente Ronald Reagan falando negativamente sobre tarifas.
O anúncio de Trump acusou o Canadá de tentar influenciar um caso pendente no Supremo Tribunal dos EUA que poderia invalidar muitas das suas tarifas, incluindo as aplicadas ao país.
A declaração foi feita depois que a Fundação e Instituto Presidencial Ronald Reagan disse que o anúncio distorceu o discurso presidencial de Reagan no rádio em abril de 1987 e que seus discursos foram editados sem autorização.
A fundação não especificou quais partes eram enganosas, mas encorajou o público a assistir ao vídeo completo do seu discurso no seu canal no YouTube e disse que estava avaliando as suas opções legais.
Leia também:
“A Fundação Ronald Reagan anunciou que o Canadá utilizou fraudulentamente um anúncio, que é FALSO, apresentando Ronald Reagan falando negativamente sobre tarifas”, escreveu Trump num post no Truth Social.
“Eles fizeram isso apenas para interferir na decisão da Suprema Corte dos EUA e de outros tribunais”, acrescentou.
“As tarifas são muito importantes para a segurança nacional e para a economia dos EUA. Com base neste comportamento inaceitável, TODAS AS NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS COM O CANADÁ ESTÃO FECHADAS”, escreveu Trump.
O primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, disse em 14 de outubro que a província investiria US$ 75 milhões em anúncios nos Estados Unidos apresentando Reagan criticando as tarifas.
“E vamos repetir essa mensagem em todos os distritos republicanos do país”, disse Ford, que se declarou um “grande fã de Ronald Reagan”.
A Ford publicou o anúncio na X em 16 de outubro.
No comercial, ouve-se Reagan dizer: “Quando alguém diz: ‘Vamos impor tarifas sobre importações estrangeiras’, parece que estão fazendo algo patriótico ao proteger produtos e empregos americanos”.
“E às vezes isso funciona por um curto período de tempo, mas apenas por um tempo limitado”, continua Reagan, à medida que aparecem imagens de paisagens americanas, cenas domésticas e locais de trabalho.
“Mas, a longo prazo, estas barreiras comerciais prejudicam todos os trabalhadores e consumidores americanos.”
Trump fez das tarifas uma peça central do seu segundo mandato na Casa Branca.
Quinta-feira marcou a segunda vez que Trump anunciou o fim das negociações comerciais com o Canadá.
Em 27 de junho, ele disse que os Estados Unidos estavam “encerrando TODAS as discussões comerciais com o Canadá” em resposta à decisão de Ottawa de impor um imposto sobre serviços digitais às empresas de tecnologia americanas.
O Canadá revogou o imposto dois dias depois.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos
Este conteúdo foi fornecido por CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.