Varejo brasileiro apresentado ligeira queda de 0,2% em setembro de 2025 em termos reais (descontada a inflação), face ao mesmo mês do ano anterior, de acordo com o Índice Cielo Varejo Ampliado (ICVA). Apesar da queda, foi melhor resultado do terceiro trimestre.
A base de comparação foi influenciada por uma efeito de calendáriojá que setembro de 2025 teve mais dias úteis. Em valores nominais, que refletem a receita total do varejo, o varejo cresceu 4,3%.
Serviços voltam a crescer
O destaque do mês foi o setor de serviçosque registrou aumento de 0,7%após quatro meses sem progressos reais.
O grupo Turismo e Transportes manteve trajetória positiva, impulsionada pela demanda por viagens urbanas e deslocamentosenquanto Bares e Restaurantes teve a maior queda dentro do segmento.
Entre os bens não duráveishavia aumento de 0,2%com bom desempenho postos de gasolinabeneficiando da estabilidade de preços. Já supermercados e hipermercados continuou em contracção real, reflectindo o deflação de alimentos para consumo em casaque vem desde junho.
O macrosetor de bens duráveis e semiduráveis foi o único com desempenho negativo, caindo 2,3%. O segmento de móveis e eletrodomésticos teve um ligeiro aumento impulsionado Promoções da Semana do Clientemas o avanço foi compensado pela queda roupas e artigos esportivosque registrou aumento de preços em relação a agosto.
“Setembro trouxe recuperação em alguns setores, mas o consumo no varejo de moda e na alimentação fora de casa parece ter sentido o peso da inflação. Ainda assim, setores como turismo e mobiliário mostram que os consumidores continuam em busca de experiências e bem-estar, mesmo em um cenário econômico desafiador”, afirmou. Carlos Alvesvice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
Diferenças regionais
O ICVA deflacionado com ajuste de calendário mostrou um declínio real em todas as regiões do país. O consumo caiu 1,6% no Sudeste, 2,2% no Sul, 2,7% no Centro-Oeste, 3,4% no Nordeste e 4,6% no Norte.
Em termos nominais, os resultados foram positivos em todo o país, com destaque para Sudeste (2,7%) e Sul (2,6%)seguido pela Centro-Oeste (1,5%), Norte (1,5%) e Nordeste (1,1%).
As regiões de renda mais baixa concentrou as maiores contrações reais, o que reforça o impacto da inflação no consumo das famílias.
E-commerce supera vendas presenciais
Em setembro, o varejo físico cresceu 3,7% nominalmenteenquanto o comércio eletrônico aumentou 6,0%ambos com leve aceleração em relação a agosto.
O inflação acumulada em 12 mesesponderado pelos setores de ICVA, foi 4,5%.
O IPCA-15uma prévia da inflação oficial, subiu 0,48% em setembroapós a deflação observada em Agosto. O aumento foi impulsionado fim do bônus da usina de Itaipuque aumentou o custo da energia elétrica e o avanço da 0,97% no grupo Vestuário.
Já Alimentos e Bebidas caiu 0,35%gravando o quarta deflação consecutivaenquanto o grupo Transporte recuou 0,25%influenciado pela queda 2,61% em passagens aéreas.
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